Assim como o nome sugere, junk food é “lixo”, ou seja, é cheio de calorias que não fazem absolutamente nada pelo seu corpo. São chamadas, portanto, de calorias vazias porque têm pouco ou nenhum valor nutricional. A verdade é que a maioria dessas calorias provém de açúcar e gorduras e elas não fazem nada além de aumentar o peso, as taxas do sangue e a gordura corporal.

O hábito de comer junk food também pode fazer com que você retenha líquido, logo, você se sentirá inchado e lento. Isso faz com que você se sinta cansado em vez de ter energia para se levantar, se movimentar e fazer exercícios. Os efeitos a longo prazo podem ser extremos, causando excesso de peso e obstrução das artérias que levam ao ataque cardíaco, AVC e outros problemas graves de saúde.

Mas por que as pessoas adoram junk food? A verdade é que nosso cérebro tem reações muito positivas a alimentos gordurosos e açucarados. Esse tipo de comida induz hormônios que fazem a pessoa se sentir bem e o efeito no cérebro realmente simula os efeitos de drogas viciantes poderosas como cocaína e heroína. Não é à toa que, quanto mais comemos, mais precisamos desse tipo de comida.

Quantas pessoas têm desejo de espinafre? Mas o desejo por sorvete, salgadinhos, refrigerantes e biscoitos é comum e real. Para superar esses perigosos vícios alimentares, você deve treinar seu corpo, mudar velhos hábitos e gostos. Leva tempo e esforço, mas isso pode ser feito.

Para você iniciar o processo de remoção de junk food da sua dieta é necessário inicialmente senso comum. Muitas pessoas dizem que é mais barato comer junk food do que comer alimentos saudáveis ou usam a desculpa de que simplesmente não gostam do sabor da comida saudável.

Primeiro você terá que reprogramar seu paladar para se acostumar a comer alimentos saudáveis. Você comeu junk food durante toda a sua vida, logo, seu corpo está acostumado a isso e é o que ele deseja, mas depende de você treinar novamente seu corpo e sua mente para desejar alimentos saudáveis.

Fique ciente: não é mais barato comer junk food! Apenas um exemplo e baseado em valores nos Estados Unidos onde estamos: batata frita X laranjas. Um saco de batatas fritas custa em torno de US$3 e ele dura geralmente um dia em uma família de quatro pessoas. Agora vamos ver um saco de laranjas. Custa cerca de US$4 em média, e nele tem aproximadamente de oito a dez laranjas. A fruta pode servir de lanche ou acompanhar uma salada por exemplo, mas o fato é que esse saco pode durar de dois até quatro dias em uma família de quatro pessoas.

Agora você tem que olhar para o que você prefere que sua família ou você coma. Batatas fritas são carregadas de gordura, sal e muitas calorias. 1 grama de batatas fritas Lays possui 160 calorias, 1 grama de gordura e 170 gramas de sódio (7% da dose diária). Uma laranja tem 0 gordura, 0 sal e apenas 45 calorias. Além disso, ela possui nutrientes essenciais, como vitamina C (85% da dose diária recomendada), além de potássio e fibra.

Ao comer um saco de batatas fritas, você pode estar assistindo televisão, deixando toda essa gordura se fixar ao seu corpo, mas, quando você come uma laranja, fica com energia simplesmente ao sentir o cheiro dela. E este é apenas um exemplo de como a junk food se compara às opções mais saudáveis.

Planejamento

Pode ser preciso determinação e planejamento na hora de remover a junk food da sua dieta, mas é possível comer de forma saudável com o mesmo orçamento que você tem agora. Quando você remove junk food da sua dieta, você descobre que sofre de desejos e não fome de verdade.

Aqui estão algumas substituições que você pode usar para superar os desejos por comida não-saudável:

* Um quadrado de chocolate meio amargo ou amargo em vez de uma barra de chocolate;

* Pretzels sem sal ou pipoca sem manteiga em vez de batatas fritas;

* Tiras de vegetais cozidas em vez de batatas fritas;

*Nozes cruas em vez de batatas fritas para um lanche crocante e gostoso;

*Iogurte natural com frutas, mel ou nozes em vez de sorvete;

*Água com gás com sabor em vez de refrigerante;

*Frutas frescas em vez de bolo e biscoitos;

*Passas em vez de doces;

* Cerejas em vez de doces.

Substituindo em receitas

Também existem maneiras de alterar suas receitas favoritas para criar uma versão mais saudáveis. Por exemplo, em vez de usar manteiga em seus bolos e biscoitos, você pode criar uma versão mais saudável substituindo a manteiga pelo molho de maçã.

Você também pode usar iogurte natural sem gordura em vez de creme de leite ou maionese. Se você é um verdadeiro amante da maionese, tente substitui-la por abacate nos sanduíches. Tem a mesma textura e, dessa forma, você não irá consumir as calorias vazias da maionese.

Enfim…

Estas são apenas algumas coisas que você pode fazer para remover a junk food da sua dieta. Você pode fazer muitas outras substituições, mas tenha certeza de que é possível remover a esta comida nada saudável da sua dieta e trocá-la por alternativas muito mais saudáveis. Isso garantirá sua boa saúde, a saúde de sua família e a longevidade de todos.

Facebook Comments