Sem títuloEm tempos de pandemia, distanciamento social e isolamento em casa para conter o coronavírus, vale à pena ficar ligado nas oportunidades gratuitas de cursos e leitura online para dar aquele upgrade no conhecimento para aproveitar o momento de resguardo.

No Brasil, por exemplo, algumas instituições como FGV, USP e Sebrae disponibilizaram cursos online gratuitos em áreas como gestão, marketing, finanças e empreendedorismo temporariamente. Nos Estados Unidos, universidades renomadas, como é o caso de Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), oferecem também boas opções para quem quer estudar de graça pela Internet. Confira mais detalhes abaixo. :

USP

Universidade de São Paulo (USP) oferece 16 cursos online gratuitos. “Criação de startups”, “Marketing digital” e “UX / UI: Fundamentos para o design de interface” são alguns dos títulos disponíveis na plataforma Coursera, parceira da universidade. A conclusão das aulas, que são ministradas por doutores e pós-doutores da USP, dá direito à emissão de certificado, mas é preciso pagar uma taxa de US$ 29.

Sebrae

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece mais de 100 cursos em áreas como empreendedorismo, mercado e vendas, gestão de pessoas e legislação. As aulas, cuja carga horária varia de 2 a 40 horas, são ministradas por tutores que orientam discussões sobre os temas estudados. O estudante precisa cumprir o curso no tempo máximo estipulado pelo sistema. Ao término dos estudos, é possível emitir um certificado de participação.

Perestroika

A escola de metodologias criativas decidiu disponibilizar um de seus cursos gratuitamente durante o período de quarentena. Seguindo a modalidade de ensino expresso, as aulas do “Clip” tratam de colaboração, pensamento em rede e interdependência. Basta informar nome e e-mail para assistir aos vídeos. A escola também está oferecendo 30% de desconto aos usuários que adicionarem o cupom “VAILAEFICA” na compra de qualquer curso online até 19 de abril.

Senai

Famoso pelos cursos profissionalizantes que oferece em suas unidades presenciais, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) também conta com uma frente de educação à distância. A instituição oferece mais de 15 cursos grátis sobre temas como finanças, comunicação empresarial e empreendedorismo. Há ainda aulas de iniciação profissional em Segurança do Trabalho, Desenho Arquitetônico e Tecnologia da Informação.

Harvard

Uma das melhores universidades do mundo, Harvard oferece centenas de cursos online gratuitos em áreas que vão desde direito, literatura, história e estatística até ciência de dados e programação. Como todas as aulas são ministradas em inglês, é importante compreender bem o idioma. Na plataforma EAD de Harvard, os cursos online gratuitos são de nível introdutório ou intermediário. Interessados em obter certificado de conclusão deverão pagar uma taxa, que varia conforme o curso escolhido.

MIT

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), uma das universidades mais renomadas do mundo, oferece um vasto catálogo de cursos online gratuitos. Boa parte deles contempla as áreas de ciência e tecnologia, mas também há opções nos ramos de economia, história, arquitetura e artes, entre outros. Nesta página (ocw.mit.edu/courses/mitx-related-courseware/) é possível acompanhar quais cursos estão com turmas em andamento, e quais estão com inscrições abertas para uma nova turma.

Digital Innovation One

A Digital Innovation One é uma empresa voltada para a educação e desenvolvimento de carreira de desenvolvedores de software. No site da companhia, é possível encontrar cursos gratuitos sobre linguagens de programação como javascript, PHP e python. Há aulas voltadas para iniciantes, pessoas com conhecimentos intermediários e profissionais em nível avançado. Ao final dos estudos, é possível emitir um certificado de conclusão gratuito.

Facebook Comments