airport 4120835 960 720Devido à pandemia do coronavírus e o período de quarentena prolongado em diversas partes do mundo, várias companhias aéreas cortaram voos internacionais para o Brasil e há restrições de viagens impostas por diversos países. No Brasil, a entrada de estrangeiros nos aeroportos brasileiros foi proibida no final de março, ainda no início da pandemia, só havendo reabertura das fronteiras para estrangeiros no dia 29 de julho.

Para os brasileiros que estão fora do país e tentando retornar, poucas rotas internacionais ainda seguem em atividade. O Itamaraty informou em nota que está buscando todas as opções para repatriar os nacionais residentes no Brasil que encontraram problemas com seus voos de retorno ao país.

Na primeira semana de agosto, o setor turístico sinalizou dias melhores com a volta dos voos internacionais e o retorno lento, mas positivo, das atividades. Com operações suspensas desde o início da pandemia, já  agora em agosto seis companhias aéreas internacionais retomaram seus voos no Brasil: American Airlines, British Airways, Copa Airlines, Delta, Emirates e United.

Entre as aéreas brasileiras com voos internacionais, a Gol anunciou retorno às operações em setembro. Já a Latam Brasil retomou suas operações, a partir de São Paulo, para Frankfurt (Alemanha), Lisboa (Portugal), Londres (Reino Unido), Madri (Espanha),  Miami (Estados Unidos) e Santiago (Chile), e a Azul opera do aeroporto de Viracopos, em Campinas/SP, para Fort Lauderdale/Estados Unidos (três vezes por semana) e para Lisboa (duas vezes por semana).

A American Airlines retornou desde o dia 6 de agosto com a rota de Miami para São Paulo. Os trajetos de Miami para o Rio de Janeiro; de Nova York para São Paulo; e de Dallas para São Paulo poderão voltar a partir de dezembro. Já os voos entre Nova York e Rio de Janeiro serão retomados no verão brasileiro de 2021. A companhia decidiu encerrar definitivamente suas operações entre Los Angeles e São Paulo, além da rota entre Miami e Brasília.

A Delta Airlines retomou a rota entre Atlanta e São Paulo desde o dia 3 de agosto e de Nova York para São Paulo a partir de 30 de setembro. O sistema de reservas não indica a retomada do trajeto entre Atlanta e Rio de Janeiro.

A United continua voando diariamente entre Houston e São Paulo. Os seguintes trajetos retomam em agosto com voos diários: de Houston para o Rio de Janeiro (desde o dia 3 de agosto) e de Nova York (Newark) para São Paulo (desde o dia 5 de agosto). Em 24 de outubro é a vez das seguintes rotas serem incluídas na malha da empresa com voos diários: de Chicago e Washington para São Paulo.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a demanda por viagens internacionais teve retração de 95,4% em junho, em relação a igual mês do ano passado. A oferta teve queda de 89,3% na comparação anual, com o aproveitamento dos aviões de 36,8%, diminuição de 49 pontos percentuais. Ao todo, 66.348 passageiros foram transportados, uma redução de 96,5%.

Facebook Comments