Após mais de três horas de Oscar com discursos divertidos e emblemáticos, vitórias inusitadas e espetaculares – e outras já previstas, a maior noite do cinema de Hollywood foi marcante em vários aspectos. Mas o que mais impressionou foi o filme Sul-Coreano “Parasite”, do diretor sul-coreano Bong Joon-Ho, levar quatro estatuetas que incluem, além de melhor filme, melhor diretor, melhor filme estrangeiro e melhor roteiro original. A vitória faz do longa o primeiro filme em língua estrangeira em 92 anos de história do Oscar a receber o prêmio máximo.

O filme brasileiro Democracia em Vertigem, de Petra Costa, não conseguiu superar o já previsto e forte candidato à estatueta de melhor documentário, “American Factory”. O documentário americano de 2019, dirigido por Steven Bognar e Julia Reichert, distribuído pela Netflix e o primeiro a ser produzido pela produtora de Barack Obama e Michelle Obama, Higher Ground Productions, conta a história da fábrica chinesa Fuyao que tenta se estabelecer nos Estados Unidos sem conhecer muito o comportamento dos trabalhadores americano e o sistema laboral dos EUA.

Favorito da noite, 1917 saiu com três estatuetas: fotografia, mixagem de som e efeitos especiais. Líder de indicações (11), o longa Coringa venceu em duas: ator (Joaquin Phoenix) e trilha sonora.

Como era esperado, Joaquin Phoenix venceu o Oscar 2020 de melhor ator por “Coringa”. No longa de Todd Phillips, o ator de 45 anos interpreta o famoso vilão da DC. Quatro vezes indicado ao prêmio da Academia, esta é a primeira vez que o astro leva a estatueta dourada para casa. Ao receber o prêmio, o ator fez um discurso emocionado, em que exaltou a possibilidade que ele e os colegas têm de “usar a voz em favor daqueles que não têm voz”.

Por sua interpretação em “Coringa”, Phoenix já havia vencido o Globo de Ouro, o Bafta e o SAG Awards. O astro desbancou Leonardo DiCaprio, por “Era Uma Vez em… Hollywood”, Adam Driver, por “História de um Casamento”, Antonio Banderas, por “Dor e Glória” e Jonathan Pryce, por “Dois Papas”.

Confira a lista completa de vencedores do 92º Oscar:

Melhor filme

Parasita

Melhor diretor

Bong Joon Ho, de Parasita

Melhor ator

Joaquin Phoenix, de Coringa

Melhor atriz

Renée Zellweger, de Judy: Muito Além do Arco-Íris

Melhor ator coadjuvante

Brad Pitt, de Era Uma Vez em… Hollywood

Melhor atriz coadjuvante

Laura Dern, de História de um Casamento

Melhor roteiro original

Parasita, por Bong Joon Ho e Jin Won Han

Melhor roteiro adaptado

Jojo Rabbit, por Taika Waititi

Melhor Direção de Fotografia

1917

Melhor Animação

Toy Story 4

Melhores Efeitos Visuais

1917

Melhor Curta-metragem (ficção)

The Neighbors’ Window

Melhor Curta-metragem (animação)

Hair Love

Melhor Canção Original

(I’m Gonna) Love Me Again, de Rocketman

Melhor Trilha Sonora

Coringa

Melhores Maquiagem e Penteados

O Escândalo

Facebook Comments