Você sabe o que é crowdfunding? Bem, há diversas formas de arrecadar fundos pela internet, a mais conhecida é o crowdfunding – ou financiamento coletivo ou simplesmente vaquinha online. O sistema de colaboração é bastante eficiente e tem uma vantagem: a possibilidade de conseguir uma maior arrecadação financeira.

Esse meio de arrecadar tem feito sucesso. Por meio de plataformas colaborativas, muitas pessoas ou equipes já estão cadastrando seus projetos e conquistando o apoio de diversos colaboradores para a sua realização.

Pensando nisso, selecionamos 12 plataformas de crowdfunding que você pode usar para impulsionar sua startup, projeto ou boa causa. Algumas delas são mais voltadas para o desenvolvimento de produtos, outras servem para financiar empreendimentos artísticos e umas são ideais para organizações sem fins lucrativos. É válido lembrar que algumas liberam o dinheiro assim que arrecadado; outras não liberaram até que o valor total da meta seja alcançado. Veja a seguir:

  1. Kickstarter

Voltada para projetos inovadores, o Kickstarter é a maior plataforma de financiamento coletivo do mundo. Nela só é possível resgatar o dinheiro caso a meta seja alcançada. As categorias inclusas são: Artes, Quadrinhos e Ilustração, Design e Tecnologia, Cinema, Alimentos e Artesanato, Jogos, Música e Publicação.

  1. Indiegogo

Com o Indiegogo você pode iniciar qualquer projeto ou ideia, como por exemplo, criar organizações sem fins lucrativos. Ela também oferece financiamento flexível (Flexible funding), o que significa que você consegue manter os fundos que arrecadou, mesmo que não tenha atingido sua meta. O Indiegogo é bastante conhecido por ser uma plataforma que atrai criadores de produtos inovadores e fora de comum e, além disso, ela permite a compra de produtos financiados em seu site.

  1. Patreon

O Patreon é uma plataforma de assinatura mensal na qual apoiadores e doadores fornecem contribuições regulares ao invés de colaborar com uma grande quantidade de dinheiro de uma vez. Você pode apoiar projetos por apenas $ 1 por mês ou no valor que seu bolso permitir. É como uma assinatura doada. O objetivo não é apoiar um projeto em particular, mas fornecer suporte contínuo para um empreendimento ou artista criativo.

  1. GoFundMe

O GoFundMe é o como aquele amigo que diz “ei, pode me emprestar 50 dólares?” e sempre haverá alguém para quebrar o galho. É usado principalmente para emergências pessoais – como arrecadação para cobrir contas médicas extremamente altas para doenças terminais e crônicas – mas pode servir para qualquer projeto pessoal de curto prazo.

  1. Chuffed

Site de crowdfunding sem fins lucrativos destinado a ONGs, instituições de caridade, empresas sociais, projetos comunitários ou pessoas necessitadas, ou seja, não permite a divulgação de projetos de arte. Ao contrário da maioria dos outros sites de financiamento coletivo, o Chuffed transfere seu dinheiro assim que cai na plataforma. Os fundos podem ser transferidos para um cartão de crédito em um ciclo contínuo de sete dias ou para uma conta do PayPal conforme vão entrando.

  1. ArtistShare

Criado em 2003, como “financiamento por fãs”, a plataforma é referência para muitos músicos de jazz e música clássica que desejam financiar seus próximos projetos. Atualmente, nove projetos apoiados na plataforma ganharam o Grammy e 18 receberam indicações.

  1. MightyCause

O site é voltado para ajudar “causas dignas” e é apropriado para ONGs, Non-Profits, empresas de marketing, etc. Ele permite que se arrecade capital para organizações de eventos especiais para crianças e familiares, educação, animais e até causas religiosas. NuDay Syria, Doctors Without Borders e Southern Poverty Law Center usam o MightyCause para arrecadação de fundos.

  1. GiveWP

Plugin do WordPress para coletar doações dos visitantes. Com ele você pode criar formulários de doação, visualizar suas estatísticas e relatórios, gerenciar doadores e integrar-se a plataformas de terceiros como o Paypal e Stripe. O GiveWP não cobra nenhuma taxa nem comissão pelo serviço, mas ganha vendendo add-ons premium para seu sistema – e que você pode usar se precisar de funcionalidade adicional.

  1. Charitable

Outro plugin do WordPress, ele permite que você colete doações em seu site via PayPal. Nenhuma taxa de transação para doações por cartão de crédito é cobrada. Também é possível usar processadores de cartão de crédito conhecidos e confiáveis, como Stripe e Authorize.net para arrecadar.

  1. Seed & Spark

Se existe plataforma para músicos por que não para produtores de filmes? Essa plataforma de crowdfunding é para cineastas de todo o mundo e pode ajudar a captar o  financiamento para um filme – seja documentário, drama ou comédia – e até mesmo poder assistir os filmes de outros cineastas nos quais a plataforma ajudou a financiar com contribuições de outras pessoas pelo Apple TV ou Roku.

  1. GoGetFunding

Semelhante ao GoFundMe, o GoGetFunding permite arrecadar fundos para qualquer causa, seja pessoal, sem fins lucrativos ou até mesmo uma empresa. Já teve campanha para ajudar um coelho de estimação que parou de comer; uma viagem missionária médica à Zâmbia e inúmeros pedidos para ajudar as pessoas a cobrir seus custos médicos.

  1. FundRazr

Deixamos essa plataforma por último porque ela tem um diferencial: oferece uma opção para dar gorjeta para a plataforma, fazendo com que o serviço seja totalmente gratuito para o beneficiário, entre artistas e criativos. Porém existe taxa de processamento de valor cobrado no cartão de crédito (que não é cobrado pelo FundRazr). Também permite que empresas terceirizadas como agências e representantes criem campanhas (fundraisers) em nome de uma organização ou pessoa.

Gostou das dicas acima? Comece hoje mesmo a sua campanha de arrecadação. Encontre a plataforma de crowdfunding mais apropriada ao seu negócio ou causa. Boa sorte!

Facebook Comments