sjsjjsTivemos a oportunidade de conversar com a embaixadora Márcia Loureiro, que assumiu as funções de Cônsul-Geral no Consulado Geral de Los Angeles em 2018 no lugar do embaixador Bruno Bath e faz parte do rodízio de anos que o Itamaraty adota. O Consulado Geral de L.A tem uma jurisdição que abrange cidades do Sul da Califórnia e os estados do Arizona, Nevada, Utah, Montana e Havaí.

Nascida no Rio de Janeiro, a carioca Márcia Loureiro tem experiência em lidar com os anseios e necessidades dos brasileiros, pois trabalhou como Consul-Adjunto no Consulado-Geral em Boston entre 1999 e 2003 e também no Consulado-Geral de São Francisco entre 2006 e 2010. Em sua experiência nos EUA, foi responsável pelas áreas consular, cultural e também de relações com a comunidade.

Agora em Los Angeles, em sua primeira experiência como Consul-Geral, ela acredita que terá novos desafios, no entanto, suas duas experiências anteriores nos EUA como Cônsul-Adjunta irão ajudá-la em seu papel de suprir as necessidades e anseios de milhares de brasileiros na área de sua jurisdição. Por sua vez, nós acreditamos que os serviços do consulado tendem a ganhar mais agilidade e qualidade devido à experiência e contato direto com os brasileiros residentes nos EUA que Márcia tem em seu currículo.

“Reativamos o Consulado Itinerante e San Diego foi a primeira cidade depois de alguns anos. Nos dias 14 e 15 de abril (2018) registramos o comparecimento de mais de 450 pessoas residentes de San Diego County e 418 documentos foram processados. Depois foi a vez de Salt Lake City que recebeu o Consulado Itinerante nos dias 5 e 6 de maio do mesmo ano”, afirmou a nova embaixadora. O Consulado Itinerante acontece em algumas cidades e atende ao máximo de pessoas que necessitem regularizar documentos, realizar recadastramento e muito mais.

“Havendo disponibilidade de recursos, atenderemos a outras cidades ao longo do ano, pois toda a equipe consular tem consciência da importância de prestar esse serviço aos brasileiros residentes em nossa jurisdição que, por várias razões, nem sempre podem se deslocar a Los Angeles. A equipe, aliás, realiza os itinerantes com muito entusiasmo e dedicação”, complementou a embaixadora Márcia Loureiro.

A simpática e dedicada nova embaixadora também esteve presente na reunião do Conselho de Cidadãos do Sul da Califórnia no mês de abril, na sala de reunião do Consulado em Los Angeles, onde teve a oportunidade de conhecer pessoalmente parte do grupo de conselheiros. Ela este presente também nos dois eventos organizados pelo conselho (Fortalecimento da Mulher Imigrante e o Network Entre Influenciadores da Comunidade) na sala Vinicius de Morais, dentro do Consulado Geral de Los Angeles.

Perguntamos também se ela já conhecia Los Angeles e quais eram suas impressões da cidade e ela nos revelou “já conhecia como turista e minha primeira impressão foi de ser uma cidade muito agradável. E isso está sendo confirmado a cada dia. É diversa, multicultural, vibrante, criativa e oferece grande potencial de trabalho para o consulado. Ao mesmo tempo, vou conhecendo gradualmente os restaurantes e outros negócios brasileiros, o que me ajuda a trazer um pouco do Brasil para a minha casa e a matar as saudades”.

Por fim, perguntamos se ela gostaria de dizer algo mais aos nossos leitores e residentes do Sul da Califórnia. “Gostaria de dizer que me sinto muito honrada e feliz com a designação para servir como cônsul-geral em Los Angeles e estarei sempre aberta a ouvir a comunidade e atenta para aperfeiçoar o nosso trabalho. Em contato direto com a nossa equipe, pelas mídias sociais do consulado ou por intermédio do conselho de cidadãos, os comentários e sugestões que recebemos são analisados com atenção, por serem uma fonte de aprendizado para todos nós”.

 

* Esse artigo foi publicado originalmente em nossa edição impressa e digital de número 90 que saiu no mês de junho de 2018. O cônsul-geral e outros diplomatas do Itamaraty que servem fora do país passam, em media, três anos em cada consulado/embaixada em um sistema de rodízio. 

Facebook Comments