alto da se

Alto da Sé Foto: Prefeitura de Olinda

Dentre os vários e incríveis destinos encontrados no nordeste brasileiro, a cidade de Olinda é um dos preferidos pelos turistas por seus atrativos históricos e culturais, estando, inclusive, presente na lista de Patrimônios Culturais da Humanidade da UNESCO. 

Localizada em Pernambuco, a cidade é vizinha de Recife, a capital do estado – em nosso site temos, inclusive, um artigo detalhado sobre a grande cidade conhecida como “a Veneza brasileira“. Dessa forma, o local é ideal para otimizar seu roteiro de viagem, além de ser uma escolha perfeita para quem não abre mão de aproveitar uma deliciosa culinária regional e, ainda por cima, ter a oportunidade de presenciar a beleza de um dos locais mais atrativos do Brasil.

Pontos culturais de Olinda

Eleita em 2006 como a primeira Capital Brasileira da Cultura, a cidade de Olinda definitivamente tem como seu ponto alto as tradições, sejam elas destacadas em sua arquitetura colonial, ou impressas na gastronomia e cultura popular. São tantas opções de programação que a principal recomendação para se visitar Olinda é que a cidade seja contemplada com calma.

Praia do Carmo e Fortim do Queijo 3590085941

Praia de São Francisco e Fortim do Queijo. Foto: Prefeitura de Olinda

O centro histórico de Olinda é a grande atração. Conhecido como Cidade Alta – por ter uma grande concentração de ladeiras, então vá disposto a gastar pernas – o local dispõe de adoráveis casinhas coloridas, igrejas históricas e diversos pontos de artesanato. Sendo um dos locais mais bonitos da cidade, prepare-se para tirar belas fotos de viagem!

No ponto mais do Centro Histórico fica o Alto da Sé. No local é possível encontrar o marco arquitetônico mais famoso de Olinda: a Catedral de São Salvador do Mundo,  popularmente conhecida como Catedral da Sé. O ponto ainda conta com uma movimentada praça que mantém a mais tradicional feira da cidade, além de  mirantes que garante vistas maravilhosas de 360 graus de Olinda e também da orla de Recife. 

Outro ponto histórico que vale muito a pena conferir é o Convento de São Francisco. Fundado no século XVI, a construção oferece beleza arquitetônica e decorativa, com 16 painéis de azulejos que mostram a vida e a morte de São Francisco. 

As Praias 

Olinda é uma cidade construída ao redor de belas praias, é por isso que muitos pontos importantes e históricos da cidade se encontram nas proximidades do mar. Entre os destaques, estão: Praia de Bairro Novo; Praia da Casa Caiada; Praia Rio Doce; Praia do Farol; Praia de São Francisco; Praia do Carmo e Praia do Farol. Todas encantadoras em beleza! A Praia da Casa Caiada, por exemplo, é uma das mais frequentadas pelos turistas por sua proximidade com o centro da cidade. Além disso, a Praia de São Francisco ainda conta com outra importante construção histórica: o Fortim de São Francisco de Olinda, também chamado de Fortim do Queijo.

Festas populares

bonecos de Olinda Arquimedes Santos

Foto: Prefeitura de Olinda

Se no ano inteiro Olinda é um museu vivo, durante o Carnaval e os festejos juninos a cidade se torna um mar de agitação e euforia. Durante o Carnaval – um dos maiores e mais tradicionais de todo o país – as ladeiras de Olinda ficam lotadas. Nas ruas, o povo se deixa contagiar pelo ritmo do frevo e maracatu. Sendo essa configurada como a alta temporada da cidade, é recomendado que você faça a reserva de sua hospedagem com antecedência. 

Nessa época também podem ser vistos os Bonecos Gigantes de Olinda em seu habitat natural. Com mais de dois metros de altura, os bonecos representam famosos brasileiros e, a cada ano, mais personagens são acrescentados. Durante o resto do ano, os bonecos ficam em exibição na Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda.

No inverno, os festejos juninos também costumam atrair bastante turistas, que costumam se aglomerar no Sítio Histórico, Praça do Carmo e Fortim do Queijo Conclusão Com todas essas informações, dá pra perceber que Olinda é o destino perfeito quando se pensa em diversidade de programação. Se puder, não deixe de conferir as belezas de um dos cartões postais mais coloridos e alegres do nordeste!

 * Para consultoria e assistência nos Estados Unidos, entre em contato com nossa agente de viagens Magali Da Silva – Fone / WhatsApp: 1 (323) 428-1963. Estamos em Los Angeles na Califórnia e estabelecidos há mais de 25 anos. 

Facebook Comments