Por Pam Summers

O meu amor por brechós começou há 15 anos quando eu vivia na Flórida e costumava ir a San Diego visitar minha irmã. Ela certa vez disse: “Ei, vamos a alguns brechós e ver o que conseguimos encontrar por lá”, e então lá estava eu no centro de El Cajon, na “Ameran Veterans Thrift”.

Em meio ao tédio, eu finalmente olhei para algumas das prateleiras e Sue insistiu: “Espere até encontrar uma saia de couro por $2 ou um casaco de pele verdadeira por $4, como o da minha amiga Melanie”. Melanie foi aquela que jogou minha irmã nesse mundo dos brechós. Depois de duas horas, Sue achou alguns itens dos quais gostou. Eu saí de mãos vazias.

Depois dessa primeira ida, fui a outro brechó, o “Fabulous Finds”. Saí de lá com um par de sandálias por $4 e uma nova jaqueta de couro Wilson que vestia perfeitamente por $5. Mesmo com meus dois ótimos itens, eu não estava com nenhuma pressa de retornar, mas ao menos minha relação com os brechós havia melhorado.

Em outra visita, paramos em Santee. Quando entramos, tinha um letreiro que dizia “VENDA DE SACO – SÓ HOJE”. “O que isso significa?” eu perguntei. O funcionário da loja me entregou uma sacola de plástico, como as de supermercados, e disse: “Você paga $10 pela sacola e leva tudo que couber nela”.

Consegui oito lindos tops, dois pares de shorts e um blazer. Tudo naquela sacola. Eu fui fisgada. Depois do meu grande achado, eu cheguei ao ponto em que sempre que planejava uma visita a San Diego, levava uma sacola extra na minha mala e escrevia na minha lista de afazeres “passar nos brechós locais”.

Alguns anos depois, me mudei para Los Angeles para estudar. Comecei, então, a procurar por brechós. Logo aprendi que o que San Diego chama de brechós, Los Angeles chama de vintage. Essas lojas têm a mesma venda de roupas de segunda mão, mas com preços mais altos. Com o tempo aprendi a guardar meu dinheiro para ir aos finais de semana em San Diego e economizar ainda mais.

Sou como uma cigana e vivi em diversos lugares do país. Enquanto estive temporariamente no condado de Westchester, Nova York, um amigo me contratou para trabalhar em seu estande em uma convenção. Ou seja, eu precisava de roupas adequadas. Procurei nas páginas amarelas por brechós locais. Eles praticamente não existiam. Tive que viajar quatro cidades ao sul para chegar a um.

Quando me mudei novamente para a costa oeste – desta vez para Santa Barbara – novamente precisava de coisas para minha casa. Mesa, cadeira, ferro de passar roupa, potes e panelas, coisas que compramos em San Diego e trouxemos para Santa Barbara. Claro, minha nova casa tem compras de segunda mão, mas $100 por uma mesa não estava no nosso orçamento. Especialmente quando eu encontrei uma aqui por $35 que gostei mais.

Cinco anos atrás me mudei para San Diego, onde maior parte da minha família viveu pelos últimos 25 anos. Um dia eu trouxe uma amiga para o meu brechó favorito. Ela empinou o nariz e disse “eu não vou entrar aqui” – até achar uma blusa da Nordstrom’s que ela amou, ainda com a etiqueta. “Isso está novo em folha”, exclamou com entusiasmo.

Como uma expert expliquei que “Lojas fazem doações o tempo todo. Eu encontrei peças novas que simplesmente tinham a etiqueta com o tamanho errado. Ao invés de colocar as roupas no reparo e costurar o tamanho certo, as lojas doam”. Inclusive, isso me lembra de uma outra dica que aprendi: Não preste atenção no tamanho da etiqueta ao ir a um brechó. A roupa pode ter sido doada por ter o tamanho errado, apenas isso.

Hoje afirmo que sou uma entusiasta dos brechós, ao menos aqui em San Diego. Mas não me confunda com uma viciada. As viciadas são pessoas (como minha irmã Sue) que não conseguem parar de comprar mesmo que seu apartamento esteja tão cheio que precisaria de uma escavadeira para esvaziar. Não eu. Aliás, eu até tenho uma regra: quando alguma coisa entra em casa, outra vai embora. Às vezes eu doo de volta pra o lugar do qual comprei.

Para uma artista meio cigana como eu, brechós fazem sentido de muitas formas. Primeiro, não consigo comprar novas roupas ou móveis. Segundo, eu acho coisas mais legais que em lojas no geral. Não se trata de araras cheias dos mesmos itens em cinco cores diferentes e todos os tamanhos imagináveis como em lojas de shopping. Ao invés disso, cada peça é diferente e única.

É válido saber que, além de negociar preços ou chegar às lojas nos dias de vendas, a regra número um para achar ótimas promoções em brechós é: não tenha pressa em entrar e sair. Esteja preparado para passar três horas no mínimo pesquisando.

Os reais achados, a peça que deixa em você o sentimento que acaba de roubar um banco, podem ser achados depois de procurar por tudo, horas a fio. Então vá com calma.

San Diego tem dessas lojas em abundância; talvez seja por isso que tenham preços tão bons. Eu encontrei sete brechós ao longo do trecho de duas milhas na Poway Road, em Poway. Tem cinco na Main Street em El Cajon. Mas mesmo em San Diego, nem todas os brechós são iguais.

Alguns são mais luxuosos e outros, como a Salvation Army, em Santee, tem sessões separadas como “boutiques”. Enquanto a Cerebral Palsy e a Goodwill em Garnet em P.B. têm tudo em roupas. A Am Vets, na Main Street, em El Cajon, tem muitos móveis e knick-knacks. Além disso, esteja ciente de que, embora a maioria dessas lojas sejam administradas por instituições de caridade, alguns têm nomes que soam como se estivessem, mas não são. Os preços geralmente são mais elevados nas lojas privadas.

Ao longo dos anos, eu fui a um número considerável de brechós nesse condado – norte, sul, leste e oeste – e eu tenho minha lista de favoritos, vou mostrar abaixo!

Enquanto escrevo isso, estou olhando para o que estou vestindo – botas, blusa, saia e o cachecol – e perceber de onde veio cada peça e quanto custou, bem diferente dos preços de lojas de departamento e internet…. é inacreditável.

Como uma entusiasta dos brechós, eu afirmo: se eu ganhasse milhões na loteria, eu sairia pra comprar minha casa própria, um novo carro e daria dinheiro a uma instituição de caridade de minha escolha, mas em se tratando de roupas e móveis, eu ainda compraria nos meus brechós favoritos.

Confira alguns deles:

Em Los Angeles

New Stone Age – 8407 West Third Street, 323-658-9569. Esta loja é estocada com itens novos e vintage, joias artesanais, joias contemporâneas, itens para decoração de casa e livros, tem uma tonelada de pedras preciosas, mas raramente sempre ganha o valor que merece.

UCLA Thrift Shop – 11271 Massachusetts Avenue (na Sawtelle Boulevard), 310-478-1793.
À procura de uma bela caçada de estilos franceses? Ou talvez uma boa leitura da impressionante biblioteca de livros usados na loja? Ou, talvez, você vai se conformar com um vestido floral Marni primavera/verão 2010 com um preço de $60? Essa loja é menos sobre achar coisas legais por $5 e mais sobre achar coisas incríveis por $40.

Helping Hand Thrift Shop – 1033 S. Fairfax Avenue, 323-857-1191.
Na Helping hand é 8 ou 80, mas se você tem o tempo para vasculhar um pouco as coisas com os olhos bem abertos você pode desenterrar um verdadeiro tesouro. Tem antiguidades de boa qualidade, assim como uma vasta variedade de livros na parte de trás, além de ótimos móveis geralmente montados na rua na entrada da loja.

Council Thrift Shop – 10960 Santa Monica Boulevard (na Veteran Avenue), 310-477-9601. É conhecido por obter alguns dos melhores móveis usados de L.A. em torno da cidade. De peças modernas do meio do século, em excelentes condições, a conjuntos de louças quase completos, vale a pena visitar se você estiver redecorando. Além disso, há prateleiras e mais prateleiras de toalhas de mesa e muita coisa pra olhar.

Berda Paradise Thrift Shop – 3506 W. Sunset Boulevard (na Golden Gate Avenue), 323-661-8246. Os preços são baixos em Berda Paradise, então não se desanime se a sua primeira visita não for uma coisa dos sonhos. Mas fique sabendo: os Leads de $1 e os casacos de lã de $10 valem a pena ser achados.

American Cancer Society Discovery Shop – 844 S. Robertson Boulevard (na Gregory Way), 310-360-4894; 920 Wilshire Boulevard (entre Francisco e S. Figueroa streets), 310-458-4490. Dirija-se a uma das muitas exposições da California Discovery Shop da American Cancer Society se você estiver procurando por peças de qualidade que precisam de alguns TLC atuais. Conjuntos de móveis completos, talheres de cerâmica e uma grande variedade de roupas arrumadas e bem conservadas. Bônus: seu vício de compras irá suportar uma boa causa.

Squaresville – 1800 N. Vermont Avenue (at Melbourne Avenue), 323-669-8464. Macacões dos anos 70 e suéteres brilhantes Squaresville é um elemento básico no circuito vintage do lado leste e por uma boa razão. Suas roupas são antigas, mas caem no lado bom do “vintage”, então, se você tem lugares para estar e as pessoas a ver, Squaresville está prestes a ser seu novo melhor amigo.

Jet Rag – 825 N. La Brea Avenue (entre Willoughby e Waring Avenues), 323-939-0528. O Jet Rag não é para os fracos de coração. A venda semanal de domingo de $1 é semelhante a um esporte sangrento, onde os compradores ansiosos enfrentam os revendedores vintage em um estacionamento. O local não é ideal, mas as ofertas – tudo é $1 – são verdadeiramente imbatíveis. Os compradores cautelosos podem optar por afastar-se da venda do domingo a custo de não conseguir peças de designers grandes, mas a adrenalina está em peso aqui.

It’s a Wrap! – 3315 W Magnolia Blvd Burbank, CA 91505. Este é o lugar para roupas semiusadas de filmes e programas de televisão a um preço com descontos. Pedir peças de Alexander Wang ou Hugo Boss por $80 é completamente normal. Se não consegue chegar ao local em Hollywood, tem outra loja na Burbank também.

Slow – 7474 Melrose Ave Los Angeles, CA 90046. Eles dispõem de uma sala inteira dedicada aos produtos de couro. A seleção do vintage é funky, mas usável.

Melrose Trading Post – 7850 Melrose Ave Fairfax High School Los Angeles, 90036. Sempre tem algo para todo mundo! A variedade de coisas faz com que os frequentadores nunca saiam de mãos vazias.

Decades – 8214 Melrose Ave Los Angeles, CA 90046. Sim, a Decades tem o próprio reality show na Bravo. As peças são vintage e de designers difíceis de encontrar. Quando eles têm à venda as pessoas não andam, correm para a loja.

Out of the closet – 10749 W Pico Blvd Los Angeles, CA 90064. Peças funky estão misturadas com roupas de brechó. Suas vendas de etiquetas coloridas transformaram algo que já era um bom negócio em uma barganha. Certifique-se de verificar a localização na sua área.

Sundays Best Thrift Apparel – 1547 W Sunset Blvd Echo Park Los Angeles, CA 90026. Preocupado com o estado das roupas usadas? Sundays Best toma cuidado com os itens levados à loja. Os principais bônus para este lugar são seus preços razoáveis. Prepare-se para obter uma roupa completa por $30 ou menos.

Possession Vintage – 5119 York Blvd Los Angeles, CA 90042. Quando entrar na Possession instantaneamente você verá um lugar muito bem cuidado e com peças muito bem escolhidas acima de todos os outros brechós. O dono também é extremamente amigável.


Em San Diego

Flashbacks – 3849 5th Ave, San Diego, CA 92103. Lá você vê de peças da moda a vestidos vintage autênticos, casacos e praticamente qualquer acessório que você possa pensar. O Flashbacks também possui uma coleção de peças de fantasia e acessórios para se vestir no Halloween ou uma grande festa.

La Loupe Vintage – 4646 Park Blvd Ste 1, San Diego, CA 92116. É uma loja menor que chega com uma das únicas peças vintage que ninguém mais usará. A loja também vende peças artesanais de artesãos locais.

Downtown Salvation Army – 901 Park Blvd, San Diego, CA 92101. Uma grande loja que oferece vendas todos os dias com descontos em seu enorme inventário de móveis, utensílios domésticos, eletrônicos, brinquedos e roupas. A qualidade dos itens varia drasticamente, mas se você tiver cuidado, sempre pode encontrar itens vintage para sua cozinha, utensílios de cozinha de alta qualidade e roupas adoráveis por apenas alguns dólares cada.

AMVETS (American Veterans) – 3441 Sutherland St, San Diego, CA 92110. AMVERT é similar a Salvation Army, só que maior e mais barata e com muitas preciosidades para serem desenterradas. Os móveis ficam em outro prédio, em frente à loja principal e tudo na rua tem 50% de desconto. Mas os achados reais aqui são as roupas e utensílios domésticos. Encontre um par de luvas azuis vintage, uma mesa de cabeceira e um suéter de marca em uma única manhã.

Windmill Thrift Store (City Heights) – 4611 University Ave,San Diego, CA 92105. Este é um brechó menor, um ótimo local para encontrar pinturas peculiares e únicas, sapatos vintage, e uma excelente peça da mobília. A loja é pequena e pode estar transbordando de coisas às vezes, então você tem que olhar cuidadosamente em todas as direções para encontrar aquela lâmpada de mesa ou avião de brinquedo vintage escondido atrás de uma coisa ou outra. Normalmente, você pode negociar preços com o proprietário, e há descontos diários em itens específicos.

Mattson Co. San Diego’s Estate Liquidation and Thrift Store – 1136 Morena Blvd San Diego, CA 92110. MCSDELTS vende mais do que apenas roupas, pois possui uma seção de móveis e eletrodomésticos. No topo uma equipe útil e amigável da MCSDELTS. O Brechó tem vendas incríveis para seus clientes.

Buffalo Exchange (various locations). Embora possa haver controvérsia sobre a Buffalo Exchange poder ser considerada uma loja de segunda mão devido aos preços altos, não se pode negar que você sempre encontrará ótimas roupas por lá!

Thrift Traders (various locations). Na Thrift Traders, você pode pegar uma peça de roupa por $5,99 ou fazer um acordo de 4 por $20! Além desses grandes negócios, a Thrift Traders também vende vinil, CDs e filmes. A localização de Hillcrest tem uma grande variedade de roupas para escolher, enquanto a localização da Pacific Beach é significativamente menor.

City Digz (1550 Market St San Diego, CA 92101). City Digz é uma das verdadeiras joias de San Diego por causa da ampliação da experiência de compras urbanas. Com um novo estoque duas vezes por semana, você verá que a seleção no desse brechó nunca permanece igual durante muito tempo.

United Cerebral Palsy Thrift Store (Various locations). Os três brechós da UCPTS estão espalhados por San Diego em Pacific Beach, Chula Vista e City Heights. O UCPTS oferece descontos de etiquetas coloridas diferentes a cada dia. Traga seu antigo cartão de identidade da faculdade e a loja lhe dará um desconto de 10%.

Facebook Comments