Por Lindenberg Junior

14230534Assim é conhecido o litoral Sul da Bahia, entre as cidades de Itacaré (400 km Sul de Salvador) e Ihéus (462 km Sul de Salvador). Abençoada por Deus e bonita por natureza, a região proporciona um espetáculo maravilhoso com seus santuários ecológicos tropicais, incluindo praias sombreadas por coqueiros, cachoeiras, manguezais e fazendas de cacau. Dono de um bom pedaço de mata atlântica ainda intocada pelo homem, e outra preservada pela cultura do cacau, lá é possível caminhar pela mata ao lado de um rio e próximo ao mar.

A mata da Boa Esperança e a região do Rio do Engenho, próximo a Ilhéus, possuem uma enorme variedade de plantas nativas, árvores de grande porte e trilhas ecológicas. Nessa região, o cacau, do qual se faz o chocolate e vários subprodutos como sucos, geleia, licor e manteiga, é responsável por 90% das exportações do Brasil. O apogeu da cacauicultura fez surgir inúmeras histórias sobre os “coronéis” do cacau e suas lutas pelo poder, pela conquista de terras, de mulheres e de dinheiro. Muitas destas histórias ainda são lembradas no Bar do Vezúvio (Ilhéus) antigo reduto de coronéis e cenário do romance Gabriela, Cravo e Canela (de Jorge Amado, o filho mais ilustre das terras do cacau).

Itacaré

Cidade perfeita para os amantes da natureza, é protegida por um cinturão de mata atlântica, banhada por 28 riachos que desaguam no oceano atlântico – um atrativo comum a todas as praias e a presença de água doce em forma de piscinas naturais e cascatas. Em todo o município vivem pouco mais de 20 mil habitantes, tendo como cenário natural uma reserva ecológica que inclui matas virgens, restingas e manguezais. A BA-001, estrada litorânea que liga Itacaré a Ilhéus, é considerada a primeira estrada ecológica do Brasil.

Olivença

Festival Sabores de Itacaré 1

Onde está localizada a Estância Hidromineral de Olivença, com piscina de água medicinal, é a unica a beira-mar do Brasil. No Balneário de Tororomba estão as nascentes de águas ferruginosas e medicinais que revitalizam o corpo, hidratam, tonificam, e rejuvenescem a pele dando um bronzeado natural. São indicadas para doenças de pele e e do aparelho digestivo.

Estas águas minerais contém sais ferrosos, magnésio, iodo, bicarbonato e média radioatividade da planta caiana encontrada na Mata Atlântica só comparada as águas minerais de Vicky, na França. Paraíso dos surfistas, Olivença possui um litoral formado por belas praias como a Batuba e Backdoor. Point do verão, onde acontecem torneios esportivos, aulas de Axé e shows ao ar livre..

Una / Ilha de Comandatuba

Abrigando a Reserva Biológica de Una, unidade de conservação de proteção integral administrada pelo governo federal, Una e considerada por cientistas e ambientalistas uma das áreas mais importantes do planeta para conservação ambiental, devido ao grande número de espécies animais e vegetais. Recentemente foi inaugurado um parque de ecoturismo, às margens do Rio Maruim, divisa com a Reserva Biológica, que tem como atrativo principal, uma passarela pela copa das árvores, com cerca de 250 metros de extensão.

Para os turistas mais curiosos, uma visita as fazendas de cacau é indispensável, mas também pode-se ver plantações de seringueira, dendê, pimenta malagueta, cravo e banana. Outra peculiaridade de Una e sua forte tradição cultural, representada por manifestações como o “Cordão de Caboclos”, que é uma mistura de candomblé com danças indígenas.

Surf e Pesca

dsc01391 itacarezinhos wdEm Itacarezinho (Itacaré), onde acontece o campeonato EcoSurf em diversas etapas do ano, sua posição geográfica propicia a formação de grandes ondas (as maiores da Bahia) e de boa qualidade, com destaque as ondas swell. Já em Backdoor (Olivença), pointbreak, considerada uma das direitas mais longas do Brasil, é pico preferido de locais e gente famosa como Jojó de Olivença, Bi-Campeão Brasileiro de Surf.

Canavieiras
(Sul de Ilhéus) se destaca como o maior pesqueiro do robalo do Brasil, além de possuir em sua costa o maior viveiro de Marlin Azul do mundo, o que atrai para o lugar esportistas adeptos da pesca. Ainda se destaca a pesca em Itacaré – no Rio Pardo (pesca fluvial), em Comandatuba (fluvial e oceânica) e em Ilhéus , na Lagoa Encantada e no Rio Itaípe.

Facebook Comments