Este artigo faz parte da edição especial de 20 anos da Soul Brasil, de junho de 2022, que contou com 20 perfis de brasileiros do Sul da Califórnia, entre pioneiros e destaques nas artes, esportes, jornalismo, negócios e saúde. Para conhecer os outros perfis, clique aqui.

 

A aflição e a tristeza capturadas pela lente de Claudia Passos na derrota por 7×1 no jogo Alemanha e Brasil, na copa do mundo de 2014.

Muito conhecida entre a comunidade brasileira do Sul da Califórnia, e em particular de Los Angeles, Claudinha foi nos últimos dez anos, uma peça de suma importancia para a Soul Brasil em coberturas fotográficas de eventos distintos entre Santa Barbara a San Diego e Los Angeles a Las Vegas.

Quem não se lembra de fotos da Soul Brasil em eventos como o do Solstice Parade de Santa Bárbara, os Brazilian Days de L.A e San Diego, os Carnavais brasileiros do Ariel del Mundo e Brazilian Nites da Patrícia Leão, o Carnaval Parade de Venice Beach, momentos emocionantes de Copas do Mundo (e tambem trágicos como os 7X1 contra a Alemanha na final e dentro do Brasil), e mesmo históricos como o de uma presença maciça de Brazucas na mais recente votação para Presidente da República no Consulado-Geral do Brasil em L.A em 2018, e que tiveram sua marca?

Claudia estudou Letras Vernáculas com Língua Estrangeira, no caso o Inglês, em Salvador, e percebeu que para falar um idioma fluentemente seria necessário e conveniente passar mais tempo em países que usam Inglês como primeira língua. Foi assim que começou a vir para os Estados Unidos. Após idas e vindas entre EUA e Brasil, ela decidiu se estabelecer de vez em 1990. Primeiro passou por Orlando e Nova York, depois escolheu Los Angeles como destino final.

O interesse pela fotografia surgiu quando ainda era muito nova, criança na verdade, graças ao seu pai que fazia “sessões de cinema” mostrando as fotos de família em um projetor de imagens. “Eu ficava fascinada com aquelas imagens na parede e, anos depois, em época de escola sempre registrava momentos com os amigos durante os jogos intercolegiais, eventos escolares, festinhas, etc”, nos diz Claudinha.

Hoje ela faz diversos trabalhos como fotógrafa freelancer e é a fotógrafa oficial da Soul Brasil já de anos. Sua especialidade é cobertura de eventos, mas ela faz fotos estéticas (beleza e estilo) e da natureza em geral. “Já registrei festas populares e lugares, pessoas descontraídas e tudo que diante dos meus olhos teria algum significado ou representatividade”, rememora a fotógrafa. Na pagina da Soul Brasil no Facebook você pode encontrar vários álbuns de fotos de eventos distintos. Dê uma checada, talvez você, se já morou ou mora na Califórnia, possa encontrar uma foto sua que você ainda não tenha visto. #soulbrasil20anos

 

Facebook Comments