Nesta segunda-feira (03), os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) anunciaram outros cinco casos confirmados do novo coronavírus da China, incluindo um segundo caso de transmissão dentro dos EUA.

“Acreditamos que veremos mais casos de contaminação de pessoa a pessoa”, disse a doutora Nancy Messonnier, diretora do Centro Nacional de Imunização e Doenças Respiratórias dos CDC, durante uma teleconferência com repórteres.

Entre os novos casos há um em Massachusetts e quatro na Califórnia. Quatro dos cinco pacientes viajaram recentemente a Wuhan, no centro do China, onde o surto teve origem.

Um dos pacientes californianos é um contato familiar próximo de uma pessoa que foi infectada na China. Tratou-se da segunda instância de contaminação de pessoa a pessoa do vírus nos EUA – um caso do tipo foi anunciado na semana passada no Illinois.

Ainda nesta segunda-feira, a China criticou duramente hoje o governo dos Estados Unidos por ter iniciado restrições contra cidadãos chineses em consequência da epidemia do novo coronavírus, acusando Washington de “criar e espalhar o pânico”.

O governo americano “foi o primeiro a retirar os funcionários do consulado em Wuhan, a mencionar a retirada parcial dos funcionários da embaixada e a impor uma proibição de entrada no território aos visitantes chineses”, disse Hua Chunying, porta-voz da diplomacia de Pequim.

Washington proibiu a entrada em território americano de todos os não residentes procedentes da China e recomendou a seus cidadãos que evitem viajar ao país asiático ou abandonem o país.

A medida afeta muitos chineses e estrangeiros, que estão impossibilitados de voltar a seus postos de trabalho, a suas universidades ou de fazer turismo nos Estados Unidos. “O governo americano não nos deu até agora nenhuma ajuda substancial”, disse Hua, antes de acrescentar que a China já recebeu insumos médicos de vários países, como França, Japão, Turquia, Paquistão, Irã, Rússia e Reino Unido.

A epidemia na China já provocou a morte de mais de 360 pessoas e o contágio de mais de 17 mil, de acordo com o balanço atualizado divulgado hoje pelas autoridades do país.

Facebook Comments