No domingo (05) aconteceu, em Beverly Hills, Los Angeles, a 77ª edição do Globo de Ouro. A premiação é a primeira que ocorre no ano dando larga à temporada de prêmios da sétima arte e se consolidou, desde sua primeira edição, em 1944, como uma das mais importantes do cinema.

Neste ano, o filme “1917” foi o principal vencedor da noite, mas foi “Era Uma Vez… Em Hollywood” que acumulou o maior número de troféus entre os indicados de cinema. Na TV, a HBO se destacou e viu Succession e Chernobyl desbancarem concorrentes Netflix e Amazon Studios.

Com três troféus, “Era uma vez… em Hollywood”, de Quentin Tarantino, venceu nas categorias Melhor Filme de Musical ou Comédia, Melhor Ator Coadjuvante, prêmio que foi para Brad Pitt, e Melhor Roteiro, escrito pelo próprio cineasta. O filme tinha ainda indicações nas categorias Melhor Ator em Filme de Musical ou Comédia e Melhor Direção.

Com dois Globos de Ouro, 1917 venceu não só como Melhor Filme de Drama, mas seu diretor, Sam Mendes, também levou o troféu de Melhor Direção para casa, desbancando Martin Scorsese, Rian Johnson e o próprio Tarantino. O longa empatou em vitórias na noite com Coringa, que além de ser premiado por Melhor Trilha Sonora Original, rendeu a Joaquin Phoenix o título de Melhor Ator em Filme de Drama.

Outro a juntar dois troféus foi Rocketman. A cinebiografia de Elton John rendeu ao cantor o Globo de Ouro de Melhor Canção Original por “(I’m Gonna) Love Me Again” e o prêmio de Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical para Taron Egerton, que viveu o astro da música no longa.

Entre os indicados pelos trabalhos na televisão, a HBO dominou a premiação, levando quatro Globos de Ouro. Série original da emissora, Succession surpreendeu e, além de levar o prêmio de Melhor Série de Drama, deu a Brian Cox o troféu de Melhor Ator em Série de Drama. O canal ainda recebeu os prêmios de Melhor Minissérie ou Filme para a TV e Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para a TV, levantado por Stellan Skarsgard.

Embora a Netflix tenha começado a noite com o maior número de indicações, 34, a plataforma ficou com apenas dois prêmios, sendo apenas um deles por seu trabalho na TV: ganhadora do Oscar, Olivia Colman ficou com o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série de Drama por seu trabalho em The Crown. A outra vitória da Netflix foi para Laura Dern, que recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em Filme de Drama por História de Um Casamento.

Enquanto o Amazon Studios e a atriz e roteirista Phoebe Waller-Bridge repetiram a dobradinha do Emmy com Fleabag, vencedora nas categorias Melhor Série de Comédia ou Musical e Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical, o serviço de streaming Hulu consagrou Ramy Youssef como Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical por Ramy e Patricia Arquette como Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para a TV por The Act.

A História do Globo de Ouro

Os Prêmios Globo de Ouro (Golden Globe Awards, em inglês) são entregues anualmente aos profissionais que se destacaram nas áreas do cinema e da televisão. Entregues pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (Hollywood Foreign Press Association) desde 1944, estes prêmios são reconhecidos como uma das maiores honras que um profissional dessas indústrias pode receber.

A Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood foi fundada em 1943, no auge da Segunda Guerra Mundial. Nesse momento da história, os estrangeiros eram vistos com maus olhos, sendo inclusive, vítimas de preconceito nos Estados Unidos. Nessa parcela da população estavam incluídos os jornalistas.

Representantes das mídias do mundo inteiro que viviam em Los Angeles enfrentavam dificuldades para exercer a sua profissão bem como para manter contato com familiares.

Na época, já existiam associações que buscavam proteger os interesses dos jornalistas, no entanto, nenhuma delas durou muito tempo. Em 1950, um grupo dissidente saiu da Associação dos Correspondentes Estrangeiros em Hollywood e fundou a Foreign Press Association. Cinco anos depois, surgiu a Hollywood Foreign Press Association, que criou o Globo de Ouro, em 1944.

O Globo de Ouro é entregue no início de cada ano, no formato de um jantar para os convidados e indicados em suas categorias. Desde 1961, a cerimônia é realizada no Hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills.

Facebook Comments