desert 2260016 1920Um símbolo do deserto Mojave, o Parque Nacional Joshua Tree, distante apenas 2h30 de Los Angeles, está longe de ser apenas uma atração com árvores como o cacto para se ver. São dezenas de trilhas que estão abertas para caminhadas, ciclismo e passeios a cavalo, e que, com um terreno pedregoso, se tornou uma das mecas da escalada nos Estados Unidos.

Na primavera, entre os meses de abril e junho, o parque se transforma em um tapete de flores silvestres, uma atração por si só. E o céu noturno super claro do deserto torna o Joshua Tree um oásis para observar as estrelas. Quem frequenta fica encantado.

Fundado no dia 31 de outubro de 1994, o local possui 794 mil acres de área e 400 de apoio ao visitante. Recebe aproximadamente 2,8 milhões de visitantes por ano, sendo o custo de entrada por veículo US$30 e por pessoa US$15 (atualizado em janeiro de 2021).

joshua tree national park 74401 1920O parque abrange partes de dois desertos distintos, o Mojave e o Sonoran – conforme ele desce para o Coachella Valley perto da cidade de Palm Springs. Esses dois sistemas desérticos dividem o parque nacional mais ao sul da Califórnia em dois ecossistemas áridos de aparência profundamente contrastante. A chave para suas diferenças é a elevação.

O Joshua Tree é um parque aberto o ano todo. As temperaturas são mais confortáveis ​​na primavera e no outono, com altas e baixas médias de 85 ° F e 50 ° F. O inverno traz dias mais frios, em torno de 18 ° C, e noites geladas. Os verões são quentes, com temperaturas do meio-dia frequentemente acima de 100 ° F e temperaturas do solo chegando a 180 ° F. A zona do deserto de Mojave na metade oeste do parque é em média 11 graus mais fria do que o Colorado. No inverno, a neve pode cobrir as altitudes mais elevadas do Mojave.

Os períodos nos quais as flores desabrocham na primavera variam de acordo com a precipitação e as temperaturas do inverno, geralmente começando em fevereiro em altitudes mais baixas e atingindo o pico em todo o parque em março e abril, embora os cactos possam florescer até junho. (Verifique com a sede do parque)

As principais atrações do parque – florestas de iúcas gigantes, conhecidas como árvores de Josué, formações rochosas maciças, oásis de palmeiras e jardins sazonais de cholla e ocotillo – podem ser apreciadas em um passeio de carro de meio dia que inclui tanto zonas desérticas baixas como mais altas – embora a maior parte do tempo seja gasto no carro.

nature 4700360 1920Estradas pavimentadas levam turistas a cenários para fotos, assim como para acampamentos e início de trilhas. Exposições à beira da estrada possuem espaço para visitar e áreas de estacionamento. Lá é possível ter uma visão sobre a complexa ecologia do deserto, sua vida selvagem e a história das comunidades da região.

Se você pretende explorar o parque de mountain bike, evite as principais estradas pavimentadas, que são estreitas e sem acostamentos. Você terá mais privacidade e segurança pedalando pelas estradas de terra do interior do parque, muitas das quais, como aquelas em Queen Valley, datam do século 19 e da época da mineração de ouro. No entanto, certifique-se de obter informações confiáveis ​​sobre sua rota, pois a areia fofa e ocasionais subidas íngremes podem dificultar a pedalada.

Para uma visita de meio dia a partir da fronteira norte do parque, pegue o loop do Park Boulevard da cidade de Joshua Tree pela West Entrance Station ou de Twentynine Palms, passando pela North Entrance Station. Se o ar estiver limpo (pergunte na entrada sobre as condições de neblina), faça a viagem lateral de 20 minutos até Keys View, com 5.185 pés de altura, que tem vista para um vasto panorama de uma bacia árida e desértica que se estende ao sul até o México.

Se você estiver partindo de Joshua Tree, retorne ao Park Boulevard e continue para o leste por Sheep Pass atéjoshua tree national park 74399 1280 Jumbo Rocks, virando à direita (sul) na Pinto Basin Road para descer na zona do deserto do Colorado. Certifique-se de caminhar pelas trilhas naturais autoguiadas pelo Cholla Cactus Garden e Ocotillo Patch.

Volte para Twentynine Palms e o Oasis Visitor Centre, que apresenta um pequeno jardim de cactos e excelentes paisagens da ecologia do deserto. É adjacente ao histórico Oásis de Mara, onde os índios costumavam encontrar água, sombra, comida e caça. Se você estiver começando em Twentynine Palms e no Oasis Visitor Center, prossiga para o sul até Ocotillo Patch, volte para Park Boulevard e siga para oeste até Joshua Tree.

Como Chegar:

De Los Angeles indo de carro usando a FRW 10 passando pela Highway CA62 até chegar  a Twentynine Palms são cerca de 140 milhas. A entrada sul está localizada na Cottonwood Spring, aproximadamente 25 milhas ao leste da cidade de Indio. Um telefone útil para obter informações do Park e com gravações em áudio de como chegar: (760) 367-5500. Aeroportos mais próximos: Palm Springs e Los Angeles. – www.nps.gov/jotr

Onde Ficar:

Existem muitas opções de hotéis em Joshua Tree e Twentynine Palms. Mas o Joshua Tree National Park também tem nove acampamentos desenvolvidos dentro do parque, incluindo dois com campos designados para cavalos. Os lugares lotam rapidamente, principalmente nos fins de semana. No caso dos parques americanos sempre há boa infraestrutura, mas é aconselhável consultar o serviço do parque para obter mais informações.

Facebook Comments