Desde o dia 11 de dezembro de 2021, o México decidiu suspender, em caráter temporário, o Acordo de Supressão de Vistos em Passaportes Comuns com o Brasil. Na prática isso significa que agora os brasileiros precisarão de visto para entrar no país.
A medida pegou de surpresa muitos brasileiros que estavam com as passagens compradas para o México e agora terão que se programar novamente.
De acordo com o governo mexicano, a nova regra servirá para conter o grande número de brasileiros que usavam o benefício da liberação de visto para trabalhar ilegalmente no México ou para tentar atravessar clandestinamente para os Estados Unidos.
Entre outubro de 2020 e setembro de 2021, 46.410 imigrantes do Brasil foram deportados dos EUA após entrar ilegalmente pelo México e por outras fronteiras. Esse número é bastante expressivo quando comparado ao período de um ano antes, no qual 7.161 brasileiros haviam sido deportados.
A fronteira entre o México e os Estados Unidos tem mais de 2.500 km de extensão, com rio, mar, montanhas e deserto, o que dificulta a travessia e a busca por desaparecidos que não conseguem completar o trajeto. A falta de registros institucionais e a ausência de compartilhamento de dados entre os dois países tornam a procura por centenas de pessoas ainda mais complicada.
Ainda segundo o governo mexicano, a decisão de exigência de visto já foi comunicada ao Brasil e é temporária, embora não tenha anunciado sua validade.
A boa notícia é que, para quem vai viajar a turismo, já pode solicitar o visto online. Para fazer o pedido, basta preencher o formulário no site do Ministério das Relações Exteriores do México até 30 dias antes da viagem, informando dados pessoais (como nome e data de nascimento, por exemplo), número de passaporte, motivo da viagem e responder a um questionário breve sobre os antecedentes do viajante.
Após aprovado sem intercorrências, o portador do documento tem até 30 dias para desembarcar no país e pode permanecer no território até 180 dias (cerca de seis meses), desde que não realize atividades remuneradas.
Já para quem deseja viajar para os Estados Unidos, seja a turismo ou como estudante, é importante lembrar não somente da exigência do visto, mas também que é ilegal trabalhar no país do Tio Sam sem documentação para tal – green card ou cidadania – salvas as “excecoes” para quem tem determinado tipo de visto de estudante.
Facebook Comments