Em geral, e em apenas uma frase, podemos dizer que uma lista de verificação, ou checklist, é simplesmente uma lista padronizada de etapas necessárias para uma tarefa repetitiva. É uma ferramenta simples que ajuda a prevenir erros.

Como nossa rotina é corrida e cheia de afazeres, é muito comum esquecer exatamente o que precisa ser feito para completar uma atividade ou conjunto de tarefas. Por isso as checklists são ferramentas são utilizadas para organizar melhor suas atribuições e verificar, facilmente, suas tarefas mais importantes. Essas listas têm sido feitas para reduzir erros e garantir consistência e integridade na execução de uma tarefa.

O uso de checklists garante que você não se esqueça de nada. Portanto, se você faz algo repetidamente e quer fazer certo todas as vezes, uma lista é uma ferramenta indispensável. Você economiza tempo por não precisar ficar se lembrando das etapas e pode se dedicar inteiramente ao que precisa ser feito. Elas também permitem que você delegue tarefas com segurança e eficácia, ou seja, são excelentes maneiras de tornar nossas vidas mais simples e os negócios mais produtivos!

Como fazer uma lista de verificação eficaz?

 Simplifique – use descrições curtas, precisas e fáceis de entender das tarefas. Se possível, mantenha a lista em uma página apenas.

 Marque os itens executados – inclua uma caixa de seleção ou deixe um espaço para marcar os itens como concluídos.

 Organize os itens por categoria – isso permite que você navegue facilmente entre as diferentes seções e encontre rapidamente os itens nos quais está trabalhando.

 Mantenha sua lista refinada – melhorias contínuas tornarão sua lista de verificação mais eficaz.

 Se estiver usando pontos de pausa – use não mais do que dez itens entre as pausas, de preferência de cinco a sete.

Por que as listas de verificação são ferramentas essenciais para os negócios?

Porque melhoram a colaboração e delegação e, como consequência, podem aumentar a produtividade do seu projeto e /ou empresa. É importante dizer também que usando listas de verificação, mais pessoas serão capazes de executar tarefas de forma especializada porque podem aprender como isso é feito. As listas de verificação focam a atenção no trabalho à mão e garante que nada seja esquecido. Existem muitos benefícios e alguns deles são:

Organização – as listas de verificação fornecem uma estrutura lógica.

Motivação – Ser capaz de observar a progressão te motiva a continuar trabalhando.

Criatividade – Listas de verificação ajudam sua mente a pensar fora da caixa e ter ideias nas quais você provavelmente não teria pensado antes.

Excelência – Quando nada é esquecido, a qualidade do trabalho se torna excelente.

Produtividade – você realiza mais atividades e produz mais.

Delegação – Importante se você trabalha com uma equipe.

Especialmente quando você está aprendendo ou iniciando algo novo, as listas de verificação podem ser a chave do seu sucesso. Elas podem te ajudar com menos erros, maior retenção de informações, maior produtividade e aprendizado mais rápido. Definitivamente, as listas de verificação tornam a vida mais fácil e melhoram os resultados, independentemente dos níveis de habilidade.

Se você gosta ou trabalha com marketing, em nosso outro site, kissucess.com, temos uma série com 8 listas de verificação para facilitar sua vida, desde sobre como iniciar um negócio, passando por e-commerce até estratégia de SEO e marketing social. 

Facebook Comments