Mais de um milhão de residências no condado de Los Angeles poderiam entrar na proteção do controle de aluguéis caso a lei AB 1482 seja aprovada no estado dourado. A nova lei não apenas controlaria o percentual de aumento, mas também as regras de despejo. Mais de 374 mil unidades, entre casas e apartamentos, se somariam a 469.845 apenas no condado de Los Angeles, segundo dados publicados pelo Centro Terner de Inovação e Habitação da UC Berkeley em julho (2019).

A lei AB 1482 não cobrirá construções da última década, mas considerará todo tipo de apartamentos incluindo duplex e casas construídas entre 1978 e 2009. É válido lembrar que já existe uma lei de estabilização (RSO) que proíbe aumentar o aluguel em mais de 3% ao ano em condomínios de apartamentos localizados na cidade de Los Angeles e que cujos prédios foram construídos antes de 1º de outubro de 1978.

Para saber se um imóvel está sob a proteção do RSO existe um link na página da web do condado de Los Angeles – www.zimas.lacity.org. Se preferir, existe também um número de telefone para isso: 1-866-557-RENT.

A nova proposta de lei tem uma boa chance de passar já que afeta a milhões de pessoas com os aumentos inescrupulosos por parte de proprietários de imóveis em consequência da contínua boa demanda e baixa oferta nas grandes cidades californianas. A Lei AB1482 também regulará as políticas de despejo e protegerá cerca de 3 milhões de pessoas de serem forçadas a sair de seus imóveis alugados.

Facebook Comments