Por Lindenberg Junior

Esta receita simples de moqueca de camarão brasileira é fácil de fazer e leva cerca de 25-35 minutos apenas. Esse prato é perfeito para noites de semana agitadas ou uma ótima opção se você tem amigos e vai reuni-los no fim de semana! Os brasileiros chamam este prato de “moqueca” (pronuncia-se “mo-KEY-ca”) e pode ser feito tanto com camarão quanto com peixe.

A receita é baiana e você encontra uma forte influência africana nela. A moqueca é tradicional na maioria dos estados do nordeste do Brasil, mas pode variar um pouco de região para região.

Ingredientes

– 2lb de camarão fresco
– 4 limões
– 500ml de leite-de-côco
– 2 cebolas, 1 1/2 picada – 1/2 em rodelas
– 3 dentes de alho, picados
– 4 tomates, 3 picados – 1 em rodelas
– 2 pimentões, 1 1/2 picado – 1/2 em rodelas
– Pimenta-malagueta (ou chile pepper picado)
– 1 bouquet de coentro, picado
– azeite-de-oliva
– azeite-de-dendê
– sal


Modo de preparo

Limpe o camarão e lave em água fria. Deixe-o marinar em suco de limão. Em uma frigideira (ou melhor ainda, em uma panela de barro), esquente o azeite-de-oliva em fogo médio, refogue a cebola, pimentão, tomate e o alho picado, aproximadamente 5-10 minutos.

Adicione o coentro, algumas gotinhas de pimenta-malagueta, sal a gosto, e deixe por mais 1 minuto. Em seguida, adicione o leite-de-côco e uma colher de sopa do dendê. Cubra com as rodelas de cebola, tomate e pimentão e, por último adicione os camarões.

Cozinhe por mais 5 minutos. Adicione mais sal se necessário. Sirva a moqueca com arroz branco de qualidade.

Facebook Comments