Esalen Institute: Um Retiro para Explorar Todo o Potencial Humano

 

Um dos poucos locais de parada ao longo da famosa Route 1, entre San Simeon e Big Sur, é o Esalen Institute. Esse é um daqueles lugares onde qualquer terapeuta, professor de ioga ou profissional da área holística gostaria de ensinar! Só de estar no local é possível sentir a sensação de liberdade junto com revitalização e pura inspiração.

Esalen fica em um dos pontos mais bonitos da Califórnia, o Big Sur. Lá você tem vista para o mar em um penhasco 50 pés acima do nível do mar, além de um santuário que oferece diversos cursos e retiros, é simplesmente demais!

No local é possível ver focas brincando no mar e diversos tipos de pássaros costeiros e de montanhas em seus jardins onde todos se sentem em casa. A paisagem, com seus arbustos floridos, possui o toque de um grande jardineiro. Quase tudo floresce nesse clima ameno. Se existe um centro para o “New Age” – que surgiu na sociedade americana na década de 60 e foi abraçada prontamente pelos revolucionários que declaravam “nada é melhor do que o que nós temos” – esse local deveria ser Esalen.

O centro, que também pode ser chamado de instituto, SPA ou retiro Esalen é considerado um dos mais importantes lugares que provê forças para as mudanças internas que você deseja realizar ou expandir! Em 1961, Michael Murphy usou esse lugar à beira-mar e de propriedade de sua família desde 1910, para construir e organizar um ambiente de encontro onde pensadores autênticos poderiam ir para dar palestras diversas. Assim como Murphy previu, vários programas em educação, religião, filosofia, física e ciência comportamental passaram a ser oferecidos em Esalen. O instituto é hoje um experimento para o futuro e continua a convidar conhecidos professores e pensadores para compartilhar suas ideias com o público.

Os indígenas Esalen, que até então viviam na região, foram atraídos por ”hot springs” ou fontes naturais de água quente que surgem entre o terreno pedregoso. A água sulfúrica se aproximava da temperatura 120 graus farenheit e desembocava dentro de tubos de rocha construídos na borda de um penhasco. Aqui, a visão do céu e do oceano em uma noite clara são como estar no mar e o universo ao redor. O nudismo em Esalen é comum nas banheiras, na área de massagem e na piscina. Uma nota escrita lembra aos visitantes que o Esalen é um lugar santuário e que tem o respeito pelo corpo humano.

Também há quartos luxuosos com banheiras individuais assim como quartos de banho comunitário. As refeições são servidas na sala de jantar no estilo de buffet. Petiscos e bebidas quentes são, geralmente, oferecidas ao longo do dia.  Apenas fora da sala de jantar há um longo deck com mesas e cadeiras que estimulam refeições vegetarianas ao ar livre quando o clima está fresco e convidativo. Nesse deck, há uma vista ao sul e é possível ver umas 20 milhas do litoral em dias claros e sem neblina.

Visitantes podem se registrar e assistir a diversos cursos ou apenas repousar, desfrutar dos lugares, das banheiras e da comida, além de criar seus próprios retiros pessoais. O instituto Esalen fica em Big Sur, na Highway 1, a 11 milhas sul do restaurante Nepenthe e apenas 35 milhas de outra joia da Califa, a cidade de Carmel. Detalhe: uma placa luminosa (do lado do oceano) marca o lugar de entrada do beco para a garagem: Instituto Esalen – entrada apenas com reserva (Esalen institute – by reservation only). Para maiores informações: https://www.esalen.org/ 

Facebook Comments