Por Vanessa Alves

A ong SOS Praias Brasil há quase uma década anos realiza um trabalho itinerante de conscientização ambiental por todo o litoral brasileiro. Viajando a bordo de um motorhome – espécie de casa sobre rodas, o casal Marcelo Marinello e Heloisa Azevedo já passou por diversos estados, alertando pessoas sobre a necessidade de preservar as praias para garantir uma melhor qualidade de vida.

Com ajuda de voluntários, eles promovem ações como mutirões, maneiras de reaproveitar o lixo, além de fazer campanhas educativas com frequentadores das praias. Só no mês de setembro, a ong SOS Praias Brasil esteve em dois estados diferentes. Duas vezes no Rio de Janeiro e uma na Bahia.

Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza do Litoral, evento que acontece todo ano no terceiro sábado de setembro simultaneamente em vários países, no ultimo dia 17 de setembro, a ong realizou um mutirão na Prainha, no Rio de Janeiro. “Essa é uma data muito importante em defesa das praias”, disse Heloisa Azevedo.

Segundo a presidente da ong, apesar do lugar ser uma área de proteção ambiental, foram recolhidos vários tipos de lixo, inclusive fraldas descartáveis. A Prainha é administrada pela Associação de Surfistas e Amigos da Prainha. “Eles realizam um excelente trabalho de conscientização com os frequentadores da praia, mas infelizmente sempre chegam os que insistem em desrespeitar a natureza”.

No mês de setembro, eles passaram pela Cidade Maravilhosa, onde promoveram limpezas na praia Brava, em Cabo Frio, local que só tem acesso por uma trilha. Uma parte desta praia é destinada aos adeptos do nudismo. “Retiramos várias cuecas, camisinhas e novamente encontramos uma seringa com uma agulha”, contou indignada.

A SOS Praias Brasil esteve também na última etapa do Super Surf, que aconteceu entre os dias 12 e 16 de outubro, na praia de Itamambuca, Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo. Mais informações na página oficial do facebook. A ong conta com a parceria de empresas conscientes da importância de preservação e respeito pela natureza como a HD, Tent Beach, Oakley e Abril Eventos.

Facebook Comments