A Califórnia foi “sacudida” por dois grandes terremotos em menos de 72 horas. Equipes de emergência trabalharam no sábado (6) nas áreas afetadas por um terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter que sacudiu o sul do estado na noite da sexta-feira (5), menos de 48 horas após um outro tremor, de 6,4 de magnitude, ter abalado a mesma zona.

As autoridades declararam estado de urgência no sábado em dois condados do sul do estado. Os danos foram significativos nas pequenas cidades situadas ao redor do epicentro do sismo, a cerca de 240 quilômetros ao nordeste de Los Angeles. Ambos os movimentos foram sentidos também em Las Vegas (Nevada).

O tremor ocorrido da noite de sexta-feira para o sábado é o mais forte a atingir a Califórnia nos últimos 20 anos e supera o abalo de magnitude 6,4 que sacudiu a mesma zona na quinta-feira. Este último foi 11 vezes mais potente do que o anterior e sentido com força na região de Los Angeles.

Após o terremoto, autoridades e diversos moradores das regiões afetadas postaram nas redes sociais o que viram e os estragos causados pelos abalos. “Temos informes sobre incêndios em prédios provocados, basicamente, por vazamento de gás, assim como relatos de rompimento de tubulação de água”, disse Ghilarducci, diretor dos Serviços de Emergência do estado da Califórnia.

Ainda segundo Mark Ghilarducci, prédios desabaram na pequena cidade de Trona, de cerca de 2.000 habitantes. Em toda região, houve cortes de energia, água e de comunicação.

“Casas se deslocaram, há muros rachados, paredes desabadas. Há um ferido (leve) assistido pelos bombeiros”, tuitaram os socorristas de San Bernandino.

A sismóloga Lucy Jones disse que ambos os terremotos aconteceram na mesma falha, mas não a de San Andrés. Nesta, os especialistas temem a ocorrência de um grande terremoto, o chamado “The Big One”, que pode causar o caos em Los Angeles e na Costa Oeste. A Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos. Em Los Angeles, a polícia e os bombeiros não relataram danos, nem feridos. O aeroporto funciona normalmente.

Não foram registrados mortos ou feridos sérios em nenhum dos dois terremotos, segundo a polícia.

Quer saber como sobreviver a um terremoto? Confira um artigo completo sobre o tema e fique preparado.

Facebook Comments