dormir aviao voo longo verao feriasCom a chegada do verão no Hemisfério Norte e as férias escolares no Brasil, muitas pessoas vão aproveitar a temporada para viajar para destinos mais afastados. Em muitos desses casos, o avião vai ser o meio de transporte principal para se locomover. 

Sabemos também que viajar de avião pode ser cansativo – especialmente em voos longos – e, apesar disso, uma das maiores dificuldades de muitas pessoas é conseguir dormir durante o voo. Para te ajudar a ter uma viagem mais tranquila, temos algumas dicas para ajudá-lo a ter uma boa noite de sono durante sua viagem.

Como dormir durante um voo:

  • Opte por um voo noturno. 

Voos que partem próximo à hora em que você normalmente vai para a cama podem facilitar o sono. Certifique-se de se adaptar rapidamente ao novo fuso horário ao chegar ao seu destino para evitar o temido jet lag.

  • Escolha um bom assento 

Ter algo para apoiar a cabeça pode fazer toda a diferença para adormecer em um avião. Por isso, reservar um assento ao lado de uma janela pode ajudar bastante. Evite ficar preso no meio ou ter que levantar com frequência para deixar os outros passageiros passarem. 

Optar por um assento longe do banheiro, onde há mais movimentação de pessoa, também é indicado se você é uma pessoa sensível ao barulho e acorda facilmente.

  • Fique longe da cafeína

 Evite o consumo de cafeína durante todo o dia do voo se você sabe que pode ter problemas para dormir na viagem. Se você está acostumado a ter uma bebida na mão, experimente um chá de ervas descafeinado ou uma água com gás.

  • Cuidado com a alimentação

Conheça seu corpo e evite consumir alimentos pesados que possam causar indigestão durante o voo. 

No dia de sua viagem, e até durante o voo, inclua a ingestão de carboidratos complexos, como pães integrais, cereais, arroz integral ou massas. Proteínas magras, como peito de frango grelhado, peixe, tofu ou ovos cozidos. Frutas e legumes, além de gorduras saudáveis, como abacate, nozes, sementes ou azeite de oliva. 

  • Hidrate-se!

Os aviões são conhecidos por serem extremamente secos, o que pode levar à desidratação. Comece a se hidratar bem antes do voo e beba água regularmente durante o voo para evitar dores de cabeça e náuseas. 

Lembre-se de que bebida alcoólica não conta como hidratação, já que é cientificamente comprovado que o consumo de álcool resulta em sono não reparador.

  • Leve itens para se sentir mais confortável

Para se sentir mais confortável, opte por utilizar roupas confortáveis e folgadas, considerando que as articulaçõesdormir aviao longo voo podem inchar em altitudes elevadas. Leve camadas extras, incluindo meias quentes, pois os aviões podem ficar frios após a decolagem.

Leve seu próprio cobertor para se aquecer, já que os aviões costumam ser frios, e seu próprio travesseiro. A companhia aérea pode fornecer um travesseiro para o voo longo, mas você provavelmente dormirá melhor se trouxer seu próprio travesseiro de viagem. 

Uma boa escolha também é levar uma máscara de olhos que ajuda a bloquear luz e ruído do avião, aumentando as chances de dormir. Escolha uma que se ajuste confortavelmente ao rosto.

  • Guarde seus eletrônicos

 A luz azul emitida por celulares, laptops e outros dispositivos eletrônicos pessoais é conhecida por afetar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. 

  • Fones de ouvido com cancelamento de ruído

Ter um par de fones de ouvido com cancelamento de ruído de qualidade pode ajudar a bloquear os sons ao seu redor, especialmente se houver crianças no voo. Se não quiser investir em um par, os protetores auriculares ou fones de ouvido Bluetooth conectados ao seu celular também podem ajudar.

  • Leve um auxílio para dormir

Se todas as outras dicas falharem, existem muitas opções de medicamentos sem receita, como melatonina ou Seakalm, que podem ajudar nos padrões de sono. Faça um teste antes do voo para saber como esses medicamentos afetam você.

Se mesmo assim você não conseguir dormir, não se preocupe. Caso você consiga aguentar mais algumas horas, ao chegar ao seu destino faça o possível para ficar acordado até a hora de dormir. Ao ajustar seu corpo ao novo fuso horário, é bem provável que você durma tranquilamente na primeira noite no país.

* Para consultoria e assistência nos Estados Unidos, entre em contato com nossa agente de viagens Magali Da Silva – Fone / WhatsApp: 1 (323) 428-1963. Estamos em Los Angeles na Califórnia e estabelecidos há mais de 25 anos.

Facebook Comments