Por Lindenberg Junior

Se você pode provar que recebe um baixo salário ou necessita de alguma ajuda por alguma razão lógica, é possível receber uma ajuda do tio Sam de até 80% do que precisa. Por outro lado, um proprietário ou investidor pode alugar seu imóvel para o governo federal e ter a garantia de pagamento do aluguel no começo de cada mês. Bem, eu estou falando sobre um programa do governo americano chamado “Section 8 of the United States Housing Act of 1937” ou simplesmente “Section 8 Housing”.

Esse programa ajuda mais de 3 milhões de famílias de baixa renda nos EUA e se divide em diferentes outros programas, como o maior deles, o “Housing Choice Voucher Program” que paga uma porção do aluguel para aqueles que necessitam.

Por outro lado, os proprietários investidores recebem um pagamento direto em conta garantido e com valores de mercado bem competitivos. O programa gera oportunidade para ambos os lados. Por exemplo, vamos dizer que Paula, uma jovem mãe, caixa de um supermercado, com três filhos de diferentes pais – e sem o suporte dos mesmos, passa a ser elegível para o benefício do programa e, consequentemente, a futura inquilina do proprietário/investidor do imóvel, que nesse cenário, se chama de Pedro. A section 8 se oferece para pagar $1,500 por mês a Pedro, inclusive, $200 a mais do valor de mercado. Pedro, com esse valor, consegue pagar seu mortgage (empréstimo da compra do imóvel), manutenção e taxas e ainda lhe sobra 12% de lucro.

Além disso, em virtude da ainda não tão boa economia nos EUA, o proprietário/investidor Pedro se livra do possível atraso ou até mesmo do não pagamento do aluguel no começo de cada mês. Melhor dizendo, Pedro tem garantido U$1250 em sua conta bancária, pois a Section 8, através de tio Sam, garante 80% do aluguel – mesmo que o inquilino, nesse caso Paula, não pague os $300 ou o restante a que lhe corresponde.

À parte, nesse caso, o governo ainda inspeciona o imóvel agindo como um supervisor ou síndico para ter certeza que Paula segue as regras do programa e não deteriorá o imóvel em que vive com a ajuda deles. Claro, existem estritas regras a serem seguidas para ser elegível ao programa, tanto por parte de proprietários como inquilinos. Para saber mais, busque no “Google” Section 8 Housing.

Facebook Comments