Image O Brasileiro de San Diego Rodrigo SerzedelloO empresário Rodrigo Serzedello, nascido na capital de São Paulo, começou sua carreira, ainda no Brasil. Ele fundou várias empresas, sendo uma das mais curiosas o CãoKut, uma rede social para “animais”, onde os donos se divertiam se passando pelos bichos. Em 2009, ele fez as malas e seguiu para a Califórnia. “Me falaram que tinha boas quadras de tênis na Universidade UCSD, e foi por causa do tênis que acabei chegando em San Diego”, lembra Rodrigo. 

O que parecia ser uma experiência de apenas um mês se transformou em uma história de vida: dois anos depois, a professora da universidade virou sua esposa, e ele permaneceu nos Estados Unidos. Ele não esconde que a adaptação foi desafiadora. “No começo, a comunicação entre os países não era tão rápida como é hoje com o WhatsApp. Eu usava rádio Nextel e e-mails para falar com a família. Mas o tênis me ajudou muito a fazer amigos e criar uma rede de apoio por aqui”, conta. 

Sua primeira grande criação foi a Cali4fun, uma plataforma para venda de ingressos de eventos brasileiros na Califórnia. O site foi um marco, especialmente pela venda de ingressos para o show de Gilberto Gil em Los Angeles. “Com a ajuda da Patricia Leão do Brazilian Nites, conseguimos crescer e criar a Brazuka Tickets, a primeira empresa a vender ingressos para eventos brasileiros de costa a costa nos EUA”, lembra com entusiasmo. 

Como em toda trajetória de um empresário, a Brazuka Tickets enfrentou desafios, como fraudes com cartões de crédito, o que levou ao fechamento da empresa alguns anos depois. Mas Rodrigo não desistiu e, em seguida, fundou a Instafob, especializada em cópias de chaves RFID, voltada para o mercado de imóveis, especialmente para gerentes de Airbnb. “Com o sucesso da Instafob, tive meu primeiro grande êxito — o tão sonhado exit! Depois de 20 anos criando, errando, reinventando e persistindo com várias startups, finalmente colhi os frutos de uma jornada que comecei com 15 anos”, nos conta. 

Hoje, além de trabalhar com investimentos imobiliários ajudando investidores na California e fora do estado, Rodrigo é o CEO da Creative Skies, uma empresa que comanda shows de drones, entre 100 e 1000 sincronizados no céu. Eles transformam eventos como casamentos, festivais e eventos de todos os tipos em verdadeiros espetáculos aéreos. “Os grandes empreendedores possuem sucesso porque eles agem rápido e sabem identificar com maestria os bons negócios”. Rodrigo nos lembra que a cada 10 empresas abertas, apenas uma é promissora. “Não se esbarre em detalhes e aja rápido, quanto mais errar, mais vai saber como acertar”, ele destaca. 

Para quem sonha em viver nos Estados Unidos, o paulista oferece um conselho: “Especialmente agora com as mudanças nas leis de imigração, é importante estudar bem o governo atual e se atualizar sobre as novas regras. O governo dos EUA pode mudar as leis de imigração de um dia para o outro, então talvez seja uma boa ideia esperar a ‘calmaria das ondas'”, alerta. 

Rodrigo também enfatiza a diferença entre os dois países. “Nos EUA, o empreendedorismo é mais fácil. Se você trabalha corretamente, pode alcançar o sucesso muito mais rápido do que no Brasil, bem como conseguir investimentos. Mas o Brasil tem algo único: a criatividade”. 

Hoje, com uma linda família formada por sua esposa Natasha e seus filhos Sophia e Raphael, Rodrigo também prova que o sucesso vai além de questões financeiras: é sobre construir uma vida que traga felicidade e significado. “Eu acabei casando pela segunda vez, e foi aí que encontrei minha verdadeira cara metade. Natasha, era minha vizinha de dois quarteirões em São Paulo, mas só nos conhecemos aqui em San Diego, através de um aplicativo de namoro”. Rodrigo prova que o mundo é pequeno para quem tem grandes sonhos. Afinal, no fim das contas, sucesso é saber reconhecer quando a melhor conquista está nos encontros improváveis da vida. Para os que gostariam de seguir o Rodrigo no Instagram: @dygos2