Por Laís Oliveira

A capital do estado da Paraíba – localizada no coração do nordeste brasileiro – ainda é uma cidade litorânea pouco explorada quando comparada com outras capitais turísticas do país como Salvador, Maceió e Natal. Mas quem coloca João Pessoa em seu roteiro de viagem sempre acaba voltando!

Considerada a capital mais verde de Brasil, a cidade oferece, além de belas praias, como as mais famosas Manaíra e Cabo Branco, rica cultura e boa gastronomia. Os paraibanos são considerados pessoas hospitaleiras (como a maioria dos nordestinos) e a região está localizada num ponto de fácil acesso para quem quiser se deslocar para outros lugares.

Se você busca um passeio turístico com foco em História e cultura, saiba que João Pessoa possui um rico acervo histórico-arquitetônico que guarda imponentes construções barrocas datadas do século 16. A devoção ainda é bastante forte e representada pelo espetáculo da Paixão de Cristo que atrai milhares de fieis e turistas anualmente na Semana Santa.

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – com entrada gratuita – foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada no dia 3 de julho de 2008 e é um passeio interessante que pode ficar ainda melhor com a visita à exposição. Além disso, a estação ainda abriga o planetário, cuja entrada também é gratuita.

O Farol do Cabo Branco é um dos cartões-postais da cidade e sinaliza que João Pessoa é o ponto oriental extremo das Américas, ou seja, em suas praias, o sol nasce primeiro. Vale à pena visitar e se encantar.

A gastronomia, emoldurada por uma linda orla digna de muitas fotos, tem como foco os frutos do mar e pratos típicos do sertão nordestino. Por lá você encontra pratos à base de carne-de-sol e de bode, macaxeira (ou aipim para quem mora no sudeste brasileiro), arroz de leite, feijão-de-corda, manteiga de garrafa, rapadura e muito mais.

Se você quer conhecer as praias de João Pessoa, Manaíra é uma opção ótima para esportes como o vôlei e o futebol de areia. A orla é perfeita para correr, caminhar e pedalar e, depois do exercício físico, você pode apreciar o mar e tomar um açaí na beira da praia em um dos bares e barracas espalhadas pelo local.

Para badalação, conhecer gente nova e animada, Cabo Branco é a pedida. Esta é a praia mais central da cidade e cheia de bares e restaurantes, com um calçadão para caminhadas e, para quem gosta de bike, com uma ciclovia contornando o mar, sendo um visual que encanta os turistas em qualquer horário do dia. Em Cabo Branco é também onde acontece a maioria dos shows e apresentações artísticas e culturais da cidade. De extra, uma ótima pedida para aqueles que gostam de curtir o pôr do sol – e esticar até tarde da noite.

Se você quiser ir além de João Pessoa sem sair do estado e curtir uma praia diferente, visite Tambaba. Esse é um destino muito conhecido por ser uma das poucas praias de nudismo no Brasil. Em termos visuais, a praia é cheia de corais, pedras e morros, protegendo a entrada da área naturista da praia, que é privativa para casais. Tambaba fica no município do conde, bem pertinho a cerca de 30 km de João Pessoa.

Facebook Comments