O prefeito da cidade de Los Angeles, Eric Garcetti, no domingo (15), anunciou, durante entrevista coletiva, medidas temporárias que fazem parte da estratégia local para lidar com a emergência do coronavírus. Dentre elas estão a ordem oficial de fechamento de bares, boates, centros de diversão (como cinemas), academias de musculação e, inclusive, restaurantes – os mesmos podem ficar abertos, mas apenas para atender pedidos de “delivery” ou “pick up”.
Além disso, o prefeito insistiu pedindo calma à população e disse que existe suprimento de alimentos e produtos de higiene suficientes e que não é necessário desespero e milhares de pessoas lotando supermercados. Eric Garcetti salientou que a cidade está pronta para enfrentar a emergência do covid-19 e pediu a ajuda da comunidade para conter o vírus com sucesso. Ele informou que já existe também um plano para proteger a população de indigentes e sem teto da cidade.
“Este é um momento absolutamente crítico na história da nossa cidade. A ordem de fechamento de empresas públicas, como bares e clubes, academias e cinemas é temporária, mas necessária como medida de prevenção pensando na saúde de nossa população”, disse Garcetti. Em relação aos centros religiosos, o prefeito indicou que não pode ordenar o fechamento, mas incentivou as congregações a fazê-lo voluntariamente.
O anúncio do prefeito ocorreu apenas horas depois que o governador da Califórnia, Gavin Newsom, pediu que os bares e boates fossem fechados para ajudar a conter o vírus e que os restaurantes diminuíram sua ocupação em 50%. Enquanto a mensagem do governador foi a nível de recomendação (e não uma ordem do governo do estado), a do prefeito de Los Angeles foi um passo além com a assinatura de uma ordem para que as medidas entrem em vigor legalmente desde o primeiro minuto desta segunda-feira (16).