Podemos dizer que essa mineira de Belo Horizonte é um exemplo de sucesso para os brasileiros que sonham em construir uma vida nos Estados Unidos. Formada em Turismo e Hotelaria, Marina iniciou sua carreira em uma agência de intercâmbio, onde surgiu a oportunidade de trabalhar na Walt Disney World, na Flórida em 2005. Essa experiência profissional marcou o início de sua conexão com a Terra do Tio Sam.
“Trabalhei no maior hotel da época, o Wall Start Resorts. Apesar de ter sido uma experiência incrível, foi breve e apenas um ano. Decidi estender minhas experiências e aprimorar ainda mais o meu inglês e escolhi a California como destino. Em 2006 eu me mudei para a ensolarada San Diego ”, relembra.
A escolha de San Diego foi motivada pela reputação da cidade como um ótimo lugar para estudar, com escolas de inglês renomadas e um clima acolhedor. Marina conta que a decisão de prolongar sua estadia nos EUA foi tomada com o importante apoio da mãe. “Essa foi a melhor decisão da minha vida. Apesar do medo, segui em frente e nunca me arrependi.”
Nos primeiros meses, Marina enfrentou desafios comuns para quem vive longe de casa, como a grande saudade da família e dos amigos.
No entanto, ela encontrou apoio em um grupo de mulheres brasileiras que tornaram sua adaptação mais fácil. “Estar cercada de boas pessoas fez toda a diferença. Sempre tive em mente o objetivo de aprender inglês e sabia que precisava focar nesse propósito.” Marina passou por trabalhos que muitos brasileiros chamariam de “subempregos”, como ser babá e cuidar de crianças, ser atendente em sorveteria e host em restaurantes e eventos.
As experiências moldaram sua visão de mundo. “Minha mãe sempre me dizia que todo trabalho é digno. Mesmo sendo criticada por amigos no Brasil, sei que essas fases foram fundamentais para meu crescimento pessoal. Aprendi a ser mais humana e compreensiva, além de valorizar o esforço e a disciplina necessários para prosperar nos Estados Unidos”, reflete.
Ela tambem nos lembra que em 2007, dirigindo pela primeira vez por lugares em Orange County como Dana Point e Laguna Beach, se apaixonou pela área e nao demorou para dar outra guinada em sua vida e se mudar. Após anos de aprendizado e adaptação, Marina enxergou no mercado imobiliário uma oportunidade de crescimento.
Determinada, ela tirou sua licença de corretora de imóveis anos atras.
“Em 2024 completei 16 anos como corretora associada à BHHS (Berkshire Hathaway HomeServices), uma empresa do renomado investidor e filantropo americano Warren Buffet”, acrescentou Marina. Ela acredita muito no potencial do mercado imobiliário, especialmente na Califórnia, onde há uma rápida valorização e tem orgulho de dizer que já ajudou mais de 120 brasileiros a realizarem o sonho de comprar uma casa própria nos EUA. “Muitos nunca imaginaram que poderiam criar raízes aqui, e é gratificante fazer parte desse processo”, adiciona a mineira.
Para Marina, o que mais a encanta na América é a segurança e o direito a um certo conforto mais facilmente. No entanto, o Brasil continua sendo especial, principalmente pelas pessoas, a alegria e bom humor. Ela destaca tambem a importância de entender a realidade americana: “A verdadeira vida nos Estados Unidos acontece no dia a dia. Não é sobre viver em mansões ou dirigir carros de luxo, como Hollywood retrata. Aqui, você aprende a ser responsável, lavar suas roupas, cozinhar e administrar tudo sozinho. Essas lições são fundamentais para o sucesso mais na frente.”
Para os recém-chegados aos EUA, ela dá uma dica valiosa: “Trabalhe duro, seja honesto, mantenha o foco e esteja sempre cercado de boas pessoas. E para quem está planejando vir, ela diz “Invista em si mesmo. Estude inglês, leia bons livros, ouça podcasts e, principalmente, tenha paciência. Nenhum início é fácil, mas a recompensa chega para quem persiste.”
Sua filosofia de vida está resumida na frase: “Your attitude determines your altitude”. Ela explica que tomar decisões certas nem sempre é fácil, “mas essas escolhas moldam nosso futuro e nossas relações. Acredite no seu potencial e aproveite cada oportunidade para crescer”, conclui – www.marinaoc.com