Por Carlos da Oxum Omin Talade Oma
Finalmente 2021 chegou! Após um ano turbulento como 2020, muitas pessoas correm na direção de médiuns, videntes, cartomantes e quiromantes, que geralmente divulgam nas mídias suas previsões de acontecimentos bons e ruins para o novo ano que se inicia. Segundo a umbanda, os orixás regentes indicam como será o andamento de 2021.
Os três primeiros meses do ano ainda estarão muito conturbados devido ao reflexo dos problemas vividos em 2020. Serão necessárias paciência, prudência e muita fé. Na realidade, diante da calamidade humana que se apresenta em todo o globo, 2021 se revela como oportunidade de regeneração moral e espiritual. Desse modo, os orixás regentes do ano colocarão nas cabeças e corações uma disposição para a prática do bem. Será um momento de reavaliação e cuidado com uma relação mais harmoniosa e fraterna com os semelhantes e com a natureza.
Isso mesmo, o ano de 2021 será de purificação pelas águas de Oxalá, Oxum e Iemanjá. Assim, as águas salinas dos mares de Iemanjá e as águas das chuvas de Oxalá virão para nos curar dos males e das doenças, e as águas doces de Oxum vão nos purificar e nos propiciar uma vida nova. Esse é o axé que se vislumbra para o ano e que vai requerer de cada um de nós uma boa dose de renúncia a certas práticas e prazeres comuns da vida material como a ganância, promiscuidade e o egoísmo exacerbado. Oxóssi, o cavaleiro da Aruanda, estará atento para com os maus tratos à natureza e, com Obaluayê/Omulu, punirá severamente a humanidade com incuráveis doenças e desencarnes.
Com mais clareza, o ano de 2021 será de altos-baixos e de marés cheias e vazantes. Isso influirá em tomadas de decisões, tanto na vida pessoal quanto profissional. Será preciso estar atento e não tomar decisões precipitadas nos negócios e procurar, de certa forma, regular as emoções para não sucumbir à passionalidade que resultará em prejuízos de toda ordem.
ASPECTOS DO ANO
A regência do ano será passada por Xangô à Mamãe Oxum (Nossa Senhora do Carmo) e Oxalá (Jesus Cristo), com as bênçãos e proteção de Iemanjá (Nossa Senhora da Conceição) e Oxóssi (São Sebastião e São Jorge). Iemanjá e Oxalá propiciarão em todos a calma e a paz que serão necessárias para o enfrentamento das turbulências políticas e conflitos sociais durante todo o 1ª trimestre do ano. Entretanto, a partir do 2º trimestre, Oxum/Oxóssi trarão bons alentos. Perspectiva de novos empregos e melhoria de clima para investimentos. Oxum/Oxóssi ainda favorecerão o setor mineral, das artes, da educação, e o de venda e comunicações. Oxum (orixá do ouro) e Oxóssi (orixá da fartura) compensarão com prosperidade aos que se dedicarem com afinco aos seus projetos de vida. Iemanjá e Oxalá promoverão e abençoarão os novos encontros sentimentais e casamentos. Oxum e Iemanjá, como orixás-mães, favorecerão e cuidarão da gravidez e dos novos nascimentos.
BONS PRESSÁGIOS
- Realização de desejos, projetos e sonhos;
- Caminhos abertos para finanças e economia;
- Fartura e prosperidade;
- Felicidade amorosa, casamentos, gravidez e filhos;
- União da família e Vitória do amor fraterno;
- Prática do bem e da caridade, gratidão e solidariedade;
- Cura dos males e doenças.
MAUS PRESSÁGIOS
- Tristeza, ansiedade e depressão;
- Enchentes e calamidades;
- Falências e desempregos;
- Fome e miséria;
- Intrigas, fuxicos e separações;
- Novas doenças incuráveis e desencarnes;
- Perdas e dificuldades financeiras;
- Corrupção e traição
*Carlos de Oxum Omin Talade Oma ou professor José Carlos de Macedo é médium e diretor do Centro de Umbanda Cabana de Oxossi na cidade de Paulista, região metropolitana do grande Recife, e todo final de ano contribui com a Soul Brasil nos enviando suas previsões.