Por Carlos da Oxum Omin Talade Oma

20171216 candomble no brasil orixas tradicoes festasFinalmente 2021 chegou! Após um ano turbulento como 2020, muitas pessoas correm na direção de médiuns, videntes, cartomantes e quiromantes, que geralmente divulgam nas mídias suas previsões de acontecimentos bons e ruins para o novo ano que se inicia. Segundo a umbanda, os orixás regentes indicam como será o andamento de 2021.

Os três primeiros meses do ano ainda estarão muito conturbados devido ao reflexo dos problemas vividos em 2020. Serão necessárias paciência, prudência e muita fé. Na realidade, diante da calamidade humana que se apresenta em todo o globo, 2021 se revela como oportunidade de regeneração moral e espiritual. Desse modo, os orixás regentes do ano colocarão nas cabeças e corações uma disposição para a prática do bem. Será um momento de reavaliação e cuidado com uma relação mais harmoniosa e fraterna com os semelhantes e com a natureza.

Isso mesmo, o ano de 2021 será de purificação pelas águas de Oxalá, Oxum e Iemanjá. Assim, as águas salinas dos mares de Iemanjá e as águas das chuvas de Oxalá virão para nos curar dos males e das doenças, e as águas doces de Oxum vão nos purificar e nos propiciar uma vida nova. Esse é o axé que se vislumbra para o ano e que vai requerer de cada um de nós uma boa dose de renúncia a certas práticas e prazeres comuns da vida material como a ganância, promiscuidade e o egoísmo exacerbado. Oxóssi, o cavaleiro da Aruanda, estará atento para com os maus tratos à natureza e, com Obaluayê/Omulu, punirá severamente a humanidade com incuráveis doenças e desencarnes.

Com mais clareza, o ano de 2021 será de altos-baixos e de marés cheias e vazantes. Isso influirá em tomadas de decisões, tanto na vida pessoal quanto profissional. Será preciso estar atento e não tomar decisões precipitadas nos negócios e procurar, de certa forma, regular as emoções para não sucumbir à passionalidade que resultará em prejuízos de toda ordem.

ASPECTOS DO ANO

A regência do ano será passada por Xangô à Mamãe Oxum (Nossa Senhora do Carmo) e Oxalá (Jesus Cristo), com as bênçãos e proteção de Iemanjá (Nossa Senhora da Conceição) e Oxóssi (São Sebastião e São Jorge). Iemanjá e Oxalá propiciarão em todos a calma e a paz que serão necessárias para o enfrentamento das turbulências políticas e conflitos sociais durante todo o 1ª trimestre do ano. Entretanto, a partir do 2º trimestre, Oxum/Oxóssi trarão bons alentos. Perspectiva de novos empregos e melhoria de clima para investimentos. Oxum/Oxóssi ainda favorecerão o setor mineral, das artes, da educação, e o de venda e comunicações. Oxum (orixá do ouro) e Oxóssi (orixá da fartura) compensarão com prosperidade aos que se dedicarem com afinco aos seus projetos de vida. Iemanjá e Oxalá promoverão e abençoarão os novos encontros sentimentais e casamentos. Oxum e Iemanjá, como orixás-mães, favorecerão e cuidarão da gravidez e dos novos nascimentos.

BONS PRESSÁGIOS
  •  Realização de desejos, projetos e sonhos;
  • Caminhos abertos para finanças e economia;
  • Fartura e prosperidade;
  • Felicidade amorosa, casamentos, gravidez e filhos;
  • União da família e Vitória do amor fraterno;
  • Prática do bem e da caridade, gratidão e solidariedade;
  • Cura dos males e doenças.
MAUS PRESSÁGIOS
  • Tristeza, ansiedade e depressão;
  • Enchentes e calamidades;
  • Falências e desempregos;
  • Fome e miséria;
  • Intrigas, fuxicos e separações;
  • Novas doenças incuráveis e desencarnes;
  • Perdas e dificuldades financeiras;
  • Corrupção e traição

 

*Carlos de Oxum Omin Talade Oma ou professor José Carlos de Macedo é médium e diretor do Centro de Umbanda Cabana de Oxossi na cidade de Paulista, região metropolitana do grande Recife, e todo final de ano contribui com a Soul Brasil nos enviando suas previsões.