coronavirus sample procedureCom o aumento em casos de Covid-19 nas duas primeiras semanas de novembro, vários estados do país voltaram com restrições como medida de proteção. Na Costa Oeste, todos eles, como Califórnia, Oregon e Washington, incluindo Nevada, estão com novas restrições, ainda que parciais, e recomendações de uso de máscaras.

A governadora do Novo México, Michelle Lujan Grisham, anunciou uma ordem para que todos “fiquem em casa” por duas semanas, iniciadas em 16 de novembro, enquanto que a governadora do Oregon, Kate Brown, colocou o estado em um lockdown parcial por duas semanas, que começou na última quarta-feira (18).

Onze condados da Califórnia também voltaram a anunciar mais restrições, no que se refere à reabertura da economia e número de pessoas em áreas públicas, como aglomerações em praias e parques, em meio a um aumento substancial de casos no último mês. Los Angeles foi o primeiro condado a oferecer teste de Covid-19 gratuitamente a todos os residentes e com resultado em 24h a 48h.

Os Estados Unidos ultrapassaram 12 milhões de casos, com 1 milhão de novos casos apenas na terceira semana de novembro. Na última sexta-feira (20), o país registrou um novo recorde, com mais de 198.500 casos em um mesmo dia. Pelo menos 255.000 residentes nos EUA morreram de Covid-19.

Autoridades de saúde pública americanas pedem aos cidadãos que evitem viajar no fim de semana de Thanksgiving e que celebrem apenas com seus familiares mais próximos. Nos últimos dias, diversos veículos midiáticos reproduziram anúncios de autoridades governamentais sobre a preocupação com o próximo “long weekend” e que um teste negativo não significa que a pessoa deve abandonar medidas preventivas como o isolamento, uso de máscaras ou distanciamento social.

Autoridades americanas afirmaram que o país pode, em breve, estar no caminho de atingir ou ultrapassar o pico da primavera, que foi de cerca de 2.200 pessoas morrendo de Covid-19 todos os dias. A preocupação aumenta ainda mais com a proximidade de um dos feriados mais importantes nos Estados Unidos, o Thanksgiving, celebrado na última semana do mês de novembro, onde a tendência são festas familiares com grupos que chegam a várias dezenas de pessoas.

Com o número de casos da doença aumentando nos EUA mais do que o período de abril a junho (até então, pico da pandemia no país), a escolha mais segura neste Dia de Ação de Graças é passá-lo com as pessoas com quem você vive.

No Brasil, o temor de uma segunda onda segue entre autoridades de saúde devido às aglomerações de pessoas desprotegidas vistas em todo o Brasil durante os meses pré-eleição, bem como o afrouxamento das medidas de proteção. Até o início da última terça-feira (17), o país contabilizou 169.183 óbitos e 6.071.401 diagnósticos de Covid-19, segundo levantamento junto às secretarias estaduais de Saúde.