Sim, sabemos: 2020 não foi fácil. Mas, como tudo na vida, é preciso olhar positivamente para situações ruins e observar o lado bom de todas as coisas. Com base nisso, trazemos aqui alguns fatos que podem ser lembrados como positivos do ano que passou que muitos consideram “o pior das últimas décadas”.
Uma coisa boa que 2020 trouxe foi o feito da surfista brasileira Maya Gabeira que surfou a maior onda registrada do ano – sendo a primeira surfista do sexo feminino a fazê-lo. A onda, em Nazaré, Portugal, media 73,5 pés e a prova de Gabeira foi certificada pela World Surf League e pelo Guinness World Records.
O preço do ouro chegou a US$ 2.000 por ounce (28.35 gramas) com a procura de comerciantes e investidores que tiveram segurança para investir em meio à incerteza da pandemia de covid-19. As cotações do ouro atingiram um recorde no meio em meados de julho e agosto chegando a passar de US$ 2.000 por ounce. Outros metais preciosos, como a prata e platina, também tiveram significante valor de mercado.
Um general mexicano foi preso nos Estados Unidos sob acusação de ajudar no trafico de drogas. Em outubro, o general Salvador Cienfuegos Zepeda, ex-ministro da Defesa do México, tornou-se o primeiro oficial militar mexicano de alto escalão levado sob custódia ao desembarcar no aeroporto de Los Angeles com sua família sendo acusado de ter relações com os carteis mexicanos. O general Cienfuegos serviu no governo do presidente Enrique Peña Nieto de 2012 a 2018.
Avanços na ciência também marcaram o ano. Em março, um paciente cego nos Estados Unidos foi submetido a um procedimento usando a ferramenta de edição de genes CRISPR. Foi a primeira vez que a tecnologia foi usada em um humano. Em uma tentativa de restaurar a visão do paciente, os médicos injetaram gotas microscópicas contendo a ferramenta de edição dentro do olho do paciente, que tem uma doença genética rara que impede o corpo de produzir uma proteína necessária para converter luz em sinais para o cérebro.
Em janeiro, quando não tínhamos noção da pandemia que o mundo enfrentaria, astrônomos divulgaram as fotos mais detalhadas do sol até hoje, tiradas pelo novo Telescópio Solar Daniel K. Inouye, o maior do mundo. O telescópio foi construído no vulcão havaiano Haleakala, que significa apropriadamente “casa do sol”.
Também em meio a fatos tristes e revoltantes envolvendo racismo nos EUA e em todo o mundo, um fotógrafo negro fotografou, pela primeira vez na História, uma capa da Vanity Fair. Ele é Dario Calmese, que tirou fotos do ator Viola Davis para a capa de julho-agosto da revista.
Tecnologia chegando a todos os locais do mundo. Em julho, balões de alta altitude movidos a energia solar foram usados para fornecer serviço de internet ao Quênia, uma inovação na África. Uma subsidiária da Alphabet, a empresa controladora do Google, lançou 35 balões para fornecer uma rede 4G LTE na maior parte das partes central e ocidental do país.
A estatal China Aerospace and Technology Group lançou sua primeira missão solo a Marte, chamada Tianwen-1, também em julho. A carga útil de Tianwen-1 inclui um rover, um módulo de pouso e um orbitador; a sonda deve pousar em Marte no início de 2021. Em setembro, a agência espacial da China relatou outra grande conquista: pousou com sucesso uma espaçonave reutilizável pela primeira vez, usando tecnologia experimental.
No Brasil, em agosto, uma boa notícia para investidores novatos e aqueles que já lidam com o mercado fianceiro há muitos anos. A Taxa Selic – taxa básica de juros da economia – caiu para 2% ao ano alcançando seu menor patamar da história. Usados para controlar a inflação, os juros base em nível mais baixo estimula a economia, possibilitando crédito com taxas menores.
Também no Brasil, com a pandemia do coronavírus e o país sendo, em diversas semanas, o segundo no ranking em número de casos no mundo, houve a reafirmação do Sistema Único de Saúde (SUS) como a salvação de milhares de pessoas que não podem pagar por um plano de saúde. Centenas de milhares de pessoas não pagaram absolutamente nada e tiveram tratamento para a covid-19 coberto pelo SUS em todos os estados do país.
Mesmo com todas as adversidades e um ano tão difícil, com tantas perdas e o luto de milhões de pessoas no mundo, há que se observar as coisas positivas que vivenciamos e que serviram para nos dar alívio nesse momento que o mundo atravessa. Que aprendamos sempre que é possível enxergar vida em momentos difíceis.
Excelente!
Quando a maioria reclama, você publica algo positivo.