Um novo incêndio foi registrado na madrugada desta sexta-feira (01) no condado de Ventura, Califórnia, onde há mais de uma semana milhares de bombeiros combatem vários incêndios. Após o GettyFire, Kincade e outros pontos de chamas, o novo incêndio foi chamado de “Maria” e ameaça duas pequenas cidades agrícolas.
Até agora, as chamas causaram a evacuação de mais de 7.000 pessoas e devoraram 3.600 hectares, segundo bombeiros neste município do sul do estado, na área metropolitana de Los Angeles. Na mesma área, dois outros incêndios, o Hillside, em San Bernardino, e o 46, no Condado de Riverside, são combatidos por bombeiros com o apoio de aviões-tanque.
Em vários casos, bairros inteiros foram evacuados como medida preventiva, uma estratégia que até agora serviu para evitar mortes, enquanto milhares de hectares e dezenas de edifícios são devorados pelo fogo.
O governador do condado de Ventura, Bill Ayub, destacou que grupos de bombeiros expressaram que seu trabalho foi atrapalhado por alguém que pilotava um drone na área do desastre.
“Nossos esforços aéreos de extinção de incêndios foram atrapalhados por alguém que pilotava um pequeno drone que aparentemente filmava o incêndio”, disse a jornalistas. “Isto criou uma situação bastante perigosa. Não só é ilegal (pilotar drones), como atrapalha nossos esforços”.
Outro incêndio no condado, o Easy Fire, reportado na quarta-feira e que se aproximou perigosamente da biblioteca presidencial Ronald Reagan no Simi Valley, foi contido quase completamente nesta sexta-feira (01). Mais ao norte, no condado de Sonoma, também houve boas notícias, já que as autoridades informaram que tinham conseguido controlar o incêndio Kincade, o maior do estado desta temporada, em 65%.