Por Laís Oliveira

Motivos para seu supermercado adotar o Whatsapp na comunicacao com clienteSe você ainda não recebeu uma mensagem suspeita no whatsapp de um número desconhecido, e geralmente de outro estado – ou mesmo país -, certamente conhece alguém que já recebeu. Correntes, fake news, ofertas, mensagens que supostamente dão acesso a brindes, descontos, promoções, entre outros.

No whatsapp, golpes digitais que roubam dados pessoais de usuários ou induzem ao cadastro do número de telefone em serviços pagos indesejados, acontecem diariamente. Mas há como evitar ou diminuir e muito as suas chances de ser uma vítima.

Como muitas pessoas passam pelo estresse de receber mensagens de números desconhecidos que geralmente visam aplicar um golpe, fica a impressão de que criminosos conseguem facilmente obter o seu número de telefone. E isso é verdade em partes.

Isso acontece porque o número de telefone, por si só, não é uma informação confidencial. Ao contrário de um endereço de e-mail, que é escolhido livremente e pode ter grande variação, números de telefone são sequenciais. Ou seja, se existe o número 2030, existe o número 2031, o 2031 e assim por diante. Assim, caso o criminoso deseje fazer várias vítimas e possua condições financeiras e técnicas, poderá tentar todos os números desejados e chegar ao máximo de pessoas possível.

De acordo com o whatsapp, como as mensagens são cifradas pelo aplicativo, não é possível rastreá-las e bloqueá-las antes que atinjam milhares de pessoas circulando por meio de correntes. Isso quer dizer, também, que o mensageiro não faz uma análise prévia dos links que são enviados pela plataforma e cabe unicamente ao receptor decidir se uma mensagem e seus links são seguros.

Mas não precisa ficar com medo, caso receba mensagens suspeitas, bloqueie o número. Fique atento a casos em que seu número de telefone aparece associado a outras informações pessoais mais específicas, como endereço de e-mail, bairro e nome completo, por exemplo.

Uma das formas que muitos criminosos conseguem números de vítimas é em cadastros online. Caso suas informações sejam cadastradas conjuntamente com seu número em algum momento, o vínculo entre você e seu número passa a existir. Mais tarde, os dados podem ser obtidos por terceiros para o envio de mensagens em massa ou outras finalidades.

Outras vezes, esses dados podem ser “colhidos” a partir de informações públicas, deixadas em redes sociais ou reveladas por acidente. Essa situação é a mais fácil de evitar. Então fique atento, não divulgue seu número de telefone publicamente. Não deixe seu número de telefone aparecendo em seu perfil nas redes sociais, mesmo que para amigos.

Observe os aplicativos que pedem acesso aos seus contatos. Existem aplicativos que prometem identificar as chamadas recebidas, mostrando um nome em vez de apenas o número de quem está ligando. Alguns desses apps também leem os contatos em seu telefone e enviam essa informação para um servidor online.

Oculte sua imagem de perfil no whatsapp. Nas configurações do whatsapp, toque em “Conta”, “Privacidade” e troque a “Foto do perfil” para “Meus contatos”. Sem isso, sua imagem de perfil ficará associada ao seu número, o que pode facilitar a localização de suas outras contas de rede social por meio de uma pesquisa reversa de imagem.

Ainda no whatsapp, ao participar de grupos, por exemplo, você revela seu nome a outros participantes, mesmo os que não têm você em sua lista de contatos. Há empresas que entram em grupos públicos e extraem informações sobre os participantes – e o nome vai associar seu número ao seu nome permanentemente.