Estima-se que 350.000 californianos que trabalham como autônomos (por conta própria), mas também trabalham em empregos assalariados de meio período, podem agora se qualificar para receber U$ 100 extra por semana em pagamentos de auxílio desemprego. Os pagamentos são retroativos a 27 de dezembro e os elegíveis podem eventualmente receber até 36 semanas dos $ 100 extras.
Assim que o Departamento de Desenvolvimento de Emprego da Califórnia (EDD), que gerencia o programa, confirmar a elegibilidade do requerente, qualquer pagamento retroativo será fornecido em uma única quantia.
O EDD começou a enviar textos e e-mails na quarta-feira (30/06) para aqueles que podem se qualificar para o programa de Compensação de Desemprego de Salários Mistos (Mixed Earner Unemployment Compensation program – MEUC). Quem for qualificado receberá um link de convite personalizado em seu e-mail para que possa se inscrever. Quem não tiver internet em casa, receberá as informações pelo correio em breve.
O benefício, originalmente criado por legislação sancionada no ano passado pelo presidente Donald Trump, está disponível para beneficiários de seguro desemprego elegíveis que ganhavam salários regulares limitados, bem como mais de US $ 5.000 por conta própria enquanto autônomos.
O Congresso e o presidente criaram o programa depois de constatar que muitas pessoas que precisam complementar seus empregos regulares com trabalhos autônomos ainda precisam de alguma de ajuda mensal.
Algumas perguntas frequentes e respostas fornecidas por Loree Levy, porta-voz do EDD:
- Voltei a trabalhar algumas semanas atrás. Ainda posso receber o benefício de $ 100 pelas semanas que fiquei desempregado?
Sim. Contanto que você cumpra todos os requisitos de elegibilidade no período entre 27 de dezembro e 6 de setembro.
- Qual a data limite para me inscrever?
Até 6 de setembro.
- Sou autônomo, mas não tenho nenhum outro emprego. Tenho recebido o seguro desemprego durante a pandemia. Posso receber $ 100 extras por semana?
Não. Aqueles que recebem benefícios de PUA ou Extensão de Treinamento não são elegíveis para o programa MEUC.
- Se eu trabalhar em um restaurante 20 horas por semana e complementar num trabalho de reparo de telhados posso me qualificar?
Sim, contanto que você se qualifique para o pagamento de um destes programas: Seguro-desemprego regular, Compensação de desemprego de emergência para pandemia ou extensão de duração prolongada federal-estadual.
- Onde posso tirar mais dúvidas?
Pelo telefone do EDD – mas as linhas continuam congestionadas e dificilmente conseguirá atendimento.
- Existe ajuda online?
O EDD tem informações sobre o programa de Compensação de Desemprego de Ganhos Mistos em seu site oficial. Você também pode acessar o site MixedEarners.org. O canal de Ginny Silver no YouTube também tem comentários e dicas a respeito. E você ainda pode ligar ou enviar um e-mail para a Assembleia local ou um senador estadual.
- Alguém que se qualificaria para os $ 100 teria que provar que buscou emprego depois do dia 11 de julho, quando era exigida essa comprovação antes para receber os benefícios?
O pagamento de US $ 100 é “apenas um benefício adicional que pagaremos a cada semana elegível de benefícios regulares ou de extensão que alguém receber se atender a todos os requisitos de elegibilidade a cada semana naquele pedido, incluindo o requisito de procura de trabalho.
Ou seja, contanto que o requerente seja elegível para pelo menos $ 1 de benefícios de desemprego regulares, receberá os $ 100 extras. Agora que você conhece as regras de elegibilidade do programa, confira no site oficial se você pode receber o benefício.