Parece que as fake news ligadas à tecnologia ainda vão confundir muita gente por aí. Após a atualização dos termos de uso do Instagram, no último dia 20/12, um boato começou a circular pela internet. A fake news ganhou repercussão na última segunda-feira (28) e dizia que a rede social, pertencente ao Facebook, iria espionar seus usuários pela câmera frontal do celular, monitorando suas reações. As pessoas ficaram assustadas.
A verdade é que, desde novembro, o instagram vem avisando sobre a mudança que a rede ia passar, que inclui a permissão do uso da câmera frontal para execução de filtros e a análise dos recursos usados na plataforma, como boomerang e reels. Porém não há nada que fale sobre o uso das câmeras que não seja diretamente feito pelo usuário.
Mas mesmo assim, o boato se espalhou. A cantora Madonna, por exemplo, publicou um vídeo afirmando que “Mark Zuckerberg pode espionar você e sua família”, entre outras teorias de conspiração. A empresa se manifestou pelo Twitter, esclarecendo alguns pontos da atualização dos termos de uso, para tentar acabar com o boato.
“Parece que a atualização de nossos termos está causando alguma confusão – existem alegações de que nossas políticas estão sendo alteradas para nos permitir espionar as pessoas, mas isso não é verdade. Estamos apenas fazendo alterações para ajudar a explicar nossos termos de forma mais clara e manter nossa comunidade informada”, informou um representante do instagram.