image0 e1699664572815Ter um filho desenvolveu na brasileira Thelma Ribeiro, diretora de Programas Internacionais da Strong Business School, novas perspectivas e olhares sobre a infância e o mundo das finança. De uma linda relação de seu pai com o seu filho, ou seja, avô e neto, nasceu a ideia que se tranformaria em um livro. Em 2022, a obra foi lançada tanto nos Estados Unidos – local em que reside desde 2009 – quanto no Brasil.

Em uma das visitas à família, o pai de Thelma levou ao neto Nicolas três cofrinhos de cores diferentes. Um recebeu uma etiqueta “Curto Prazo/Gasto Imediato”, o segundo, “Guardar para pequenos desejos”, e o terceiro recebeu uma etiqueta com a indicação “Longo Prazo/Grandes Desejos”. Aquilo despertou o garoto para o mundo financeiro e Thelma, no mundo literário, sonho que nutria desde criança. O resultado: “Dinheiro e Finanças para Crianças”.

O livro teve ilustrações de Carla Rodrigues e se tornoi o mais vendido pela Amazon nos Estados Unidos. A obra expõe, de forma divertida e sensível, conceitos financeiros de extrema importância no dia a dia. “O livro não fala só de dinheiro, mas mostra formas de resolver questões por árvore decisória, mostra que podemos aprender com os erros e a importância de guardar dinheiro com algum objetivo.”, afirma Thelma.

A escritora conta que todo questionamento do filho a fazia ter um cuidado especial e, até criar histórias ao abordar assuntos importantes e quando Nícolas perguntou de “onde vinha o dinheiro para comprar brinquedos “, ela percebeu que, assim como o filho, essa é um dúvida comum entre as crianças e foi além, percebeu que os pais também têm dúvidas de como abordar esse tema. Aliás, assunto que ainda é um tabu em muitas famílias e que passou a fazer parte da grade curricular do ensino brasileiro.image1

Para Thelma, ensinar a lidar com o dinheiro ou a falta dele, pode garantir um futuro menos angustiante às pessoas, mas isso deve ser feito desde pequeno. Angústia conhecida nesse momento em 65% dos lares brasileiros que estão com dívidas em atrasos.

A autora afirma que quanto mais cedo ensinarmos um hábito às crianças, melhor será para sua edução. E com dinheiro não deve ser diferente. Poupar deve ser ensinado desde pequenos, não importa a quantidade de dinheiro a ser guardada. “Os ensinamos a guardar os brinquedos nas caixas, a arrumar a cama, para que seus quartos fiquem organizados, por que não ensiná-los a guardar o dinheiro para organizar suas vidas, seu consumo e suas responsabilidades financeiras?”, afirma Thelma.

O livro “Dinheiro e Finanças para Crianças”, para crianças entre 7 a 12 anos, em português, está disponível na Amazon, em formato digital, eBook. A versão impressa será lançada dia 20 de dezembro por meio de uma editora no Brasil. Já a versão em inglês, com o título “Money and Finance for Kids”, tanto impressa quanto digital, já está diponível para compras na Amazon.

Parte da renda com a venda da obra será destinada à impressão de livros que serão doados às escolas da cidade de Santos, onde a autora passou a infância antes de se mudar para a Califórnia, em 2009, para fazer mestrado/NBA em Business, Administration, e de onde nunca mais saiu e onde tem construído sua carreira de sucesso.