No último domingo (22), devido ao aumento descontrolado da pandemia em Los Angeles, o condado anunciou que restaurantes e bares devem cancelar os serviços ao ar livre. As atividades indoor já estavam proibidas. Agora, a partir de 25 de novembro, os estabelecimentos podem oferecer apenas comida para viagem ou entrega a domicílio. A restrição terá 3 semanas de duração previstas.
A média de novas infecções nos dias úteis da terceira semana de novembro chegou a 4.097 apenas em L.A., o que levou as autoridades do condado à decisão de restringir as atividades. Na semana anterior, o Departamento de Saúde de Los Angeles havia alertado que, se o número médio de casos passasse dos 4.000 ou se as hospitalizações ultrapassassem 1.750 por dia, todos os restaurantes e bares do condado teriam que para de servir aos clientes e passar a trabalhar somente com delivery ou compra para viagem.
À medida que o número de casos de Covid-19 segue crescente na Califórnia, o governador Gavin Newsom havia anunciado na última quinta-feira (20), um toque de recolher limitado das 22h às 5h que se aplica a grande parte do estado, incluindo todos os condados do Sul da Califórnia — Los Angeles, San Bernardino, Riverside, Orange e San Diego.
Esses respectivos condados encabeçam a lista dos que possuem o maior número de infecções e mortes por coronavírus no estado dourado. O “lockdown” parcial começou a valer no sábado (21/11) e vai até a manhã da segunda-feira, 21 de dezembro, às 5h. A medida se estende para outros condados que se encontram na zona roxa, classificação que atualmente abrange cerca de 94% da população do estado.
A ordem foi emitida pelo Departamento de Saúde Pública da Califórnia, e proíbe a maioria das atividades não essenciais fora de casa entre esses horários em um total de 41 condados, e pode ser prorrogada se houver necessidade. A ordem, que saiu do gabinete do governador Newsom, se enquadrou como uma “obrigação de permanência limitada em casa”, como a emitida em março, mas com as regras aplicadas apenas durante parte da noite e madrugada.
O que tudo isso realmente significa, de forma prática? Como exemplo, citamos um restaurante ou bar. Ele não poderá continuar servindo seus clientes depois das 22h, com a exceção do serviços de pick up e delivery. Qualquer reunião privada também deverá terminar às 22 horas. A ordem não se aplica a pessoas que vivem em situação de rua.
Em um comunicado à imprensa, as autoridades apontaram o fato de que as atividades noturnas costumam ser não essenciais e mais provavelmente relacionadas a atividades sociais que têm maior probabilidade de levar à redução da probabilidade de adesão às medidas de segurança. No início da terceira semana de novembro as autoridades do condado de Los Angeles tomaram uma medida semelhante, mas um pouco mais limitada.