O memorial day de 2020 ficou marcado pela expectativa e a incerteza já que no sábado (23) começou, oficialmente, um afrouxamento da ordem de “stay at home” (fique em casa) por parte do governador da Califórnia, Gavin Newson. Após o anúncio, mais de dois terços dos municípios do sul do estado obtiveram aprovação para reabrir seus negócios mais rapidamente.
Com máscaras, verificações de temperatura e muita ansiedade, a economia de varejo no estado reabre com cautela depois de mais de dois meses. Os condados de San Diego, Kern, San Luis Obispo, Santa Barbara e Ventura estavam entre os que foram autorizados a avançar para a fase 2 da medida.
O condado de Los Angeles, o maior dos EUA e o quarto com mais número de casos, não reabre tão amplamente quanto os citados mais acima, mas viu sinais de progresso. A taxa de transmissão no condado de L.A, que abriga 56% das mortes de COVID-19 na Califórnia, caiu drasticamente e agora está em sua melhor posição desde março.
L.A reabre pistas de bicicletas e os estacionamentos nas praias e também permite o serviço “curb side” nos shoppings. Mas agora que mais pessoas estão saindo no condado (com a regra de máscara obrigatória em vários lugares públicos), há uma preocupação por parte das autoridades e de muitos residentes, especialmente por causa do comportamento já tradicional do americano no final de semana do feriado de memorial day.
O fato é que existe maioria favorável à reabertura da economia nos moldes que o governador Newson planejou com 5 etapas, mas ainda preocupados com uma minoria que possa ser irresponsável e não seguir as medidas, tais como o distanciamento social. A Califiórnia entra no feriado de memorial day registrando mais de 90 mil casos – sendo 43 mil deles no condado de Los Angeles.
Na terceira semana de maio, prévia ao memorial day, houve, por exemplo, uma briga dentro de uma loja de departamento (Target) em Van Nuys e uma rebelião no condado de Riverside. O melhor a fazer seria simplesmente ser responsável e seguir as regras para que todos possam evitar a rápida propagação do vírus que já provou ser letal em vários casos.