Você por acaso tem o costume de carregar seu celular em locais públicos, como em shoppings ou aeroportos? Pois saiba que a prática pode ocasionar um perigo para a sua segurança e para os seus dados.
De acordo com o FBI (o Departamento Federal de Investigação americano) esses pontos disponibilizados para que a população recarregue seus aparelhos podem ser utilizadas por criminosos cibernéticos (os famosos hackers) para espalhar softwares maliciosos ou programas de monitoramento nos dispositivos de usuários desavisados.
Os danos podem ser ocasionados em diversos aparelhos eletrônicos, como celulares, laptops ou tablets. Segundo o que o próprio FBI reforçou, os cabos de carregadores que fornecem energia aos aparelhos também permitem a transmissão de dados já que, em geral, os carregadores são formados pela junção de um cabo USB e uma fonte de energia. Essa dupla funcionalidade do cabo USB é útil ao fazer o download de fotos do telefone para o computador, mas abre um novo caminho para violações de segurança.
Avoid using free charging stations in airports, hotels or shopping centers. Bad actors have figured out ways to use public USB ports to introduce malware and monitoring software onto devices. Carry your own charger and USB cord and use an electrical outlet instead. pic.twitter.com/9T62SYen9T
— FBI Denver (@FBIDenver) April 6, 2023
Como ocorrem os ataques hackers?
Segundo o alerta emitido pelo Departamento de Segurança, no início de abril (2023*), caso uma pessoa se conecte a uma entrada hackeada, os criminosos cibernéticos poderão obter acesso ilimitado às informações privadas do usuário, incluindo e-mails, mensagens de texto, fotos e contatos.
Ainda sobre a prática maliciosa, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) também alertou que entradas invadidas por criminosos podem permitir que pessoas mal-intencionadas bloqueiem dispositivos ou extraiam dados pessoais e senhas.
Essa problemática é conhecida como “juice jacking” (extração de suco, na tradução literal para o português). Devido aos riscos, o FBI aconselha os consumidores a utilizarem seus próprios carregadores e cabos USB e a optarem por tomadas elétricas sempre que possível, ao invés de estações com entradas USB.
* A Kisuccess Marketing é uma empresa da mesma família Soul Brasil e sugerimos uma visita ao site www.kisuccess.com (em inglês) para conhecer melhor nossos produtos e serviços, além de uma passadinha em nosso blog onde temos conteúdos interessantes sobre negócios, tecnologia e tendências do marketing que podem ajudar o seu negócio.
Facebook Comments