A autoestima é frequentemente atribuída a como um pessoa se sente em relação a seu corpo e seu visual. E isso tem grande influência em sua visão de mundo. Uma forma de se sentir bem com co próprio corpo é praticar exercícios físicos e se manter em forma. Esses dois fatores podem ter grande impacto em sua autoestima, pois a atividade física libera hormônios de bem estar no cérebro, que te ajudam a se sentir melhor e mais revigorado.
Esses hormônios também são efetivos mesmo se você ainda não perdeu todo peso desejado. Usar o exercício físico para liberar estes hormônios naturais do cérebro também contribui para impulsionar sua autoestima. Além do mais, você se sente satisfeito em saber que está trabalhando em algo que vai te fazer bem com o tempo.
Como ginástica e exercício estão relacionados com a autoestima?
Pode ser um ciclo vicioso, daqueles difíceis de romper. Pessoas com baixa autoestima geralmente não querem se exercitar. Elas raramente sentem vontade de malhar e geralmente têm uma perspectiva negativa sobre tudo que requer se levantar e fazer alguma coisa. Para quebrar este ciclo, você precisa começar com algum exercício diário. É uma lógica circular; você precisa se exercitar, então vai se sentir melhor e ter uma perspectiva mais positiva; se você melhorar a perspectiva, vai sentir mais vontade de malhar.
Você tem sofrido com baixa autoestima por um tempo, então pode levar um tempo para começar a se reconstruir. Começar um programa de exercícios é uma das melhores formas de fazê-lo. Não se trata de um conserto rápido nem de uma bala mágica, mas, uma vez que você começar e seu cérebro estiver mais eficiente em liberar os bons hormônios, você começará a perceber a diferença. Você até mesmo vai começar a sentir novas sensações que o exercício pode te proporcionar. A melhor coisa a fazer é encontrar uma forma de quebrar o ciclo e começar a malhar. Com o tempo, vai ser mais fácil, você vai se sentir melhor e sua autoestima também vai aumentar.
Começar um programa de exercícios ajuda a elevar a autoestima?
Você deve achar que é mais feliz e se sente melhor sobre si mesmo, antes mesmo de começar a perder peso. Sim, um visual melhor vai aumentar sua autoestima mais tarde, mas no começo, se sentir melhor sobre você vai te manter trabalhando até você começar a notar mudanças em como suas roupas cabem e como você aparenta no espelho. Um programa de exercícios definitivamente pode te ajudar na direção de elevar sua autoestima.
Como começar um programa de exercícios quando sua autoestima é baixa…
Isso pode ser difícil. Você precisa começar com pequenos objetivos em mente. Se três minutos são tudo que você pode se levantar e fazer, então é um começo. Faça. Continue dizendo a si mesmo que fará progresso e isso irá te fazer se sentir melhor física e emocionalmente.
Não espere um milagre tão cedo. Isso leva tempo. Se você pode fazer três minutos por dia durante uma semana ou duas, você pode começar a acrescentar um ou dois minutos a cada semana ou em qualquer outra semana. Em pouco tempo, sua resistência aumentará e você vai começar a desejar seu treino diário. Apenas lembre-se, não faça disso algo tão cansativo a ponto de te dar repulsa. Tenha um pequeno começo e trabalhe no seu ritmo até alcançar longos períodos de treino.
Uns poucos minutos por dia são tempo suficiente para ativar a química cerebral. Pode demorar algumas semanas até realmente começar a sentir os efeitos, mas você precisa entender que ela foi desativada pelo não uso. O cérebro também precisa de tempo para se ajustar e trabalhar devidamente.
Como elevar a autoestima através do exercício físico contribui para sua autoestima em outras áreas da vida?
Uma vez que você começa a se exercitar e a se sentir melhor sobre si mesmo e seu corpo, isso pode transbordar para outras áreas da vida. Autoestima em uma área normalmente leva à autoestima em outras áreas. Endireitar a química cerebral tem muito a fazer por sua percepção sobre seu trabalho, sobre quanto esforço você empenha em uma tarefa e sobre quantas mudanças você deseja realizar. Isso também tem muito a fazer sobre o quanto você deseja.
Começar um programa de exercícios e elevar sua autoestima podem te deixar com vontade de deixar a casa mais limpa, sair e socializar mais, começar novos hobbies. Começar a se sentir bem a respeito de quem você é é uma jornada que requer tempo, paciência, autoconsciência e habilidade de se perdoar.
Por mais difícil que seja, as recompensas da autoconfiança, a melhora dos relacionamentos, uma autoimagem mais positiva fazem com que valha a pena lutar. Entrar em forma e exercício diário podem te levar à autoestima elevada. Os hormônios que o cérebro libera vão te ajudar a lutar contra depressão leve e ter dar maior senso de realização e um humor mais positivo.