Se você deseja fugir dos tradicionais destinos de praia no Brasil, especialmente no Nordeste, e está procurando um lugar para explorar, descansar e estar em máximo contato com a natureza, Chapada dos Guimarães pode ser a opção ideal para você.
Localizada no coração do estado de Mato Grosso, a cerca de 70 km da capital Cuiabá, a cidade de Chapada dos Guimarães é um destino paradisíaco repleto de sítios arqueológicos e paleontológicos, deslumbrantes cachoeiras e muita natureza intocada. Em termos de população, a cidade é pequena, com aproximadamente 22.500 habitantes, segundo o último censo de 2021, mas em termos de tamanho e beleza, ela é gigante, medindo 6.250 km².
O que fazer na Chapada dos Guimarães?
Chapada dos Guimarães pode ser um ótimo destino tanto para os aventureiros quanto para os mais tranquilos que buscam contemplar a natureza. Esta cidade possui grandes declives e colinas de arenito vermelho que variam de 600 a mais de 850 metros de altitude, formando cânions e ruínas.
Um dos pontos mais famosos e bonitos da cidade é a Gruta Lagoa Azul, onde você pode encontrar uma enorme caverna de arenito com uma extensão de 1,5 quilômetros, considerada a maior do Brasil. Existem também trilhas subaquáticas e espetaculares pinturas rupestres.
Para os mais aventureiros, o Morro dos Ventos é uma visita obrigatória. Quando o clima permite, os turistas podem subir ao mirante do morro, que tem 800 metros de altura e fica ao lado de enormes muralhas laranjas. A paisagem é convidativa e você pode vivenciar um pôr do sol inesquecível.
Outra parada obrigatória no itinerário turístico é o famoso Circuito das Águas. O passeio acontece em uma área preservada com belas cachoeiras e lagoas cristalinas. O percurso começa na Fazenda Buriti e segue um caminho de 8 km, passando por várias das cachoeiras mais deslumbrantes do local. Durante o passeio, os turistas visitarão o Poço do Amor, as Cachoeiras do Coração, Sossego, Escadarias e das Orquídeas. Além delas, há também as cachoeiras da Pedra Encantada, Mistério e Cambará, que também fazem parte do Circuito das Águas.
Visite a Chapada dos Guimarães
A melhor época do ano para visitar Chapada dos Guimarães é entre abril e setembro, durante a estação seca, pois é possível encontrar bom tempo e ter boa visibilidade nos mirantes. No entanto, a chuva certamente não interferiria nos passeios nem tornaria as cachoeiras menos convidativas
Há várias opções para chegar à cidade. Se você for de avião, pode facilmente alugar um carro, pegar no Aeroporto de Cuiabá e viajar aproximadamente 70 km até Chapada dos Guimarães. Outra opção é verificar se seu hotel em Chapada oferece transporte ou se eles têm alguma recomendação de serviços para isso.
Agora que você sabe tudo o que Chapada dos Guimarães tem a oferecer, pode incluí-la em seu itinerário e planejar sua viagem!