A animação da Disney “Encanto”, lançada em novembro de 2021, tem batido recordes surpreendentes. Com a trilha sonora escrita por Lin-Manuel Miranda (responsável por Hamilton e Moana), as canções de Encanto conseguiram a incrível façanha de dominar as paradas musicais.
A música “We Don’t Talk About Bruno” e outras canções de Lin-Manuel Miranda, passaram sua oitava semana em primeiro lugar na parada da Billboard200 – ranking dos álbuns mais populares aqui nos Estados Unidos.
E não é apenas nessa lista que a trilha sonora tem feito sucesso. Na realidade, 7 faixas das 8 faixas inéditas de Encanto estão presentes no ranking da Billboard Hot100: “We Don’t Talk About Bruno” (1º lugar), “Surface Pressure” (9º lugar), “The Family Madrigal” (20º lugar), “What Else Can I Do” (27º lugar), “Dos Oruguitas” (36º lugar), “Waiting on a Miracle” (48º lugar) e “All of You” (82º lugar).
A trilha sonora também fez um sucesso significativo e virou a sexta, de um filme de animação, a chegar ao primeiro lugar desde que a Billboard começou a publicar os dados regularmente. Antes, “O Rei Leão” (1994), “Pocahontas” (1995), “George, o Curioso” (2006),”Frozen” (2014) e “Frozen 2” ocuparam o posto. Mas isso não aconteceu exatamente após o lançamento do filme, e sim em 2022. E como aconteceu esse sucesso?
Bem, depois que o filme chegou ao Disney+ em dezembro de 2021, os fãs da animação começaram a recriar cenas, dançar e cantar junto no TikTok e outras redes sociais. Com a rapidez dos compartilhamentos, músicas como “Bruno” e “Surface Pressure” ganharam popularidade nas plataformas de streaming.
Graças aos fãs e os vídeos compartilhados centenas de milhares de vez, Encantou ganhou uma popularidade inigualável. É válido lembrar que músicas como, “Bruno” – que faz parte da trilha sonora da animação – estava quase que totalmente ausente das estações de rádio durante a maior parte dessa ascensão e a Disney não começou a promover a trilha nas estações antes da última semana de janeiro, ou seja, o sucesso aconteceu totalmente de fora para dentro.
Esse case só confirma o que muitos especilistas em música têm afirmado ao longo dos últimos anos: vídeos melhoram a experiência musical. Caso os fãs cansem das músicas originais, apenas tocadas em streaming ou rádio, o YouTube oferece versões diferentes, remixadas, com coreografias inventadas por fãs, em vídeos divertidos de humor, e muito mais. Assim a música é reproduzida inúmeras vezes mais e vira um hit.