fatima ishitani consul geral l a 1 e1724288427970

Em janeiro de 2024 o Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles recebeu uma nova liderança: a embaixadora Fátima Keiko Ishitani. A nova embaixadora sucede a uma série de ilustres diplomatas, incluindo a embaixadora Márcia Loureiro, que serviu de 2018 a 2020, e o embaixador Marcelo Dantas, que ocupou a função entre 2020 e 2023. Dessa forma, dá-se continuidade ao sistema de rodízio adotado pelo Itamaraty, onde os diplomatas passam, em média, três anos em cada consulado ou embaixada.

Tivemos a oportunidade de entrevistar a embaixadora Fátima Ishitan que nasceu em Curitiba, Paraná. Ela conta que vem de uma família com raízes profundas no Japão, sendo filha de pais brasileiros descendentes de japoneses. “Meus quatro avós haviam imigrado do Japão, e minha família se integrou rapidamente à cultura brasileira” compartilhou a embaixadora.

Fátima relata que ela e os irmãos mantiveram diversos interesses pela herança japonesa. “Sempre falei português em família, mas estudei a língua japonesa em cursos em Curitiba. Infelizmente, não a domino tão bem como os outros idiomas que estudei e tive mais oportunidades de praticar, como inglês, espanhol, francês, italiano e alemão”

A embaixadora conta que sua paixão pela diplomacia começou na infância e que se preparou para o curso de admissão desde os 15 anos. Ela ingressou no Instituto Rio Branco e se formou como diplomata em 1992. Esse foi o pontapé para que Fátima Ishitani construísse uma carreira sólida e diversificada no Ministério das Relações Exteriores. Além dela, outras duas de suas irmãs seguiram a carreira diplomática.

fatima ishitani consulado geral los angeles

Fátima Keiko Ishitani (de casaco amarelo) com chefes de missões consulares

Antes de assumir o Consulado-Geral em Los Angeles, Fátima serviu em várias embaixadas do Brasil, incluindo a de Londres, Montevidéu e Roma. Ela teve a oportunidade de servir como Conselheira na Embaixada do Brasil em Washington, D.C., onde se destacou por apresentar uma tese sobre o Haiti perante uma banca de embaixadores. Sua tese foi aprovada e, como resultado, ela foi promovida à Ministra de Segunda Classe.

Para entender melhor a hierarquia diplomática do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, vale destacar que a carreira de um diplomata inicia-se como Terceiro Secretário, seguindo para Segundo Secretário, Primeiro Secretário, Conselheiro, Ministra de Segunda Classe, e finalmente Ministra de Primeira Classe antes de alcançar o posto de embaixador.

Após ser nomeada em outubro, Fátima chegou a Los Angeles em dezembro de 2023. Ela declara que rapidamente se sentiu acolhida pela atmosfera vibrante e multicultural da cidade. “A comunidade brasileira aqui é empreendedora, trabalhadora e muito apegada às suas origens. No Consulado, estamos empenhados em organizar eventos que reúnam os brasileiros, fortalecendo nossos laços e nossa cultura”, destacou.

Chegando ao posto pouco após a transição do Consulado para um novo endereço, Fátima elogiou a eficiência da mudança coordenada por seu antecessor, o embaixador Marcelo Dantas. “O espaço escolhido para as novas instalações foi estruturado de maneira a garantir conforto, qualidade e eficiência no atendimento ao público”, diz.

Sob a liderança da embaixadora Fátima, ela afirma que o Consulado-Geral de Los Angeles continuará a prestar serviços consulares com agilidade, mas também buscará expandir suas atividades para melhor atender a comunidade brasileira em sua extensa jurisdição, que inclui estados como Arizona, Havaí, Nevada e Utah. “Estou empenhada em realizar consulados itinerantes com frequência, levando nossos serviços às localidades mais distantes”, afirmou.

Além disso, a embaixadora planeja intensificar o apoio às contribuições dos brasileiros nas áreas de arte, ciência, cultura e negócios, promovendo eventos que fortaleçam a presença brasileira na região. “O Consulado já produz, desde 1978, o programa de rádio Brazilian Hour, que oferece a cada semana uma seleção de música brasileira de altíssimo nível”, pontua.

A embaixadora finaliza esclarecendo que o Consulado está se preparando para eventos de grande importância, como a Copa do Mundo de 2026 e os Jogos Olímpicos de 2028, que terão forte participação brasileira. Para informações e atualizações, ela recomenda aos brasileiros residentes na jurisdição do Consulado-Geral de Los Angeles acompanhar as redes sociais do Instagram, Facebook e LinkedIn.

 

Facebook Comments