GettyImages 530066271 59383e745f9b58d58ae071a4Quando se planeja uma viagem de avião, ou mesmo um cruzeiro, é preciso ficar atento à quantidade de dias fora de casa e a quantidade de malas que irá levar. Vamos falar um pouco da bagagem de mão, a famosa “carry-on”, uma mala menor que o passageiro tem direito a levar consigo, seja ela uma bolsa, mala ou mochila com pertences pessoais e itens de valor, remédios, etc. Na hora do check-in, essa bagagem pode ser pesada pela companhia, conforme os limites estabelecidos pela lei.

No Brasil, por exemplo, o limite de bagagem de mão oferecido pelas companhias aéreas aos passageiros deve ser de no máximo 10kg para voos nacionais e internacionais.  Já aqui nos EUA, a maioria das pessoas pode levar a bordo uma mala de mão de tamanho médio e um item pessoal (como uma bolsa ou um backpack) de graça, mas essa regra pode mudar de acordo com o tipo de passagem adquirida e, principalmente, da empresa pela qual se vai viajar.

Existem empresas pequenas, como a Spirit, que vende passagens mais baratas, mas não dão o direito de levar as bagagens de mão gratuitamente. Dependendo da situação, a pessoa com uma bagagem de mão fora das regras da empresa será obrigada a despachar a mala e pagar a taxa referente.

Se você está planejando viajar e pretende levar pouca coisa, vamos te dar umas dicas do que levar em sua bagagem de mão e, assim, te ajudar a economizar. Mas como fazer isso, especialmente em um cruzeiro ou viagem muito longa?”, perguntam os amigos. Se você seguir alguns princípios básicos, também vai conseguir:

Coordenada de cores. Escolha uma ou duas paletas de cores, misture e combine calças, camisas, blusas e bermudas. No avião ou no trem, use uma jaqueta ou blazer que combine com tudo. Combine peças de cima ou de baixo com lenços, joias ou gravatas, em resumo, poupe espaço!

Use seus sapatos ou botas mais pesadas. Embale um ou dois pares; encha-os com meias, bijuterias (nunca muito valiosas), ou outros itens e coloque-os em sacos para que eles não sujem misturados com outras peças de vestuário.

Escolha tecidos leves e laváveis que não amassem facilmente. Você pode lavar roupas na pia do seu quarto, usar o xampu do hotel e pendurá-las para secar durante a noite.

 Roupa para qualquer clima. Se você estiver viajando para lugares com diferentes climas, leve uma blusa e roupas íntimas leves para os locais mais quentes. Jaquetas ou casacos pesados para os mais frios; aqueles com revestimento zip-out são ideais.

Faça com que uma peça sirva para duas ocasiões. Sapatos de ginástica podem ser sapatos de caminhada; uma camiseta pode ser usada como capa de roupa de banho.

big 761be8c9142786f777eeda5c2cb347e1Vá vestido de maneira informal. Mesmo as noites “formais” em navios de cruzeiro não são tão vistosas como em tempos passados, mas para ocasiões que exigem roupas mais extravagantes: os homens podem emparelhar um terno escuro com uma camisa de estilista e adicionar uma gravata borboleta; as mulheres podem usar um body ou blusa rendada com um terno ou levar um vestido preto clássico.

“Mas as pessoas não vão se cansar de me ver vestido do mesmo jeito?”, perguntam alguns. Lembre-se, você está viajando – provavelmente você não verá as mesmas pessoas nem por dois dias seguidos. E se você estiver em uma excursão ou cruzeiro, confie em nós – ninguém se importará. Todos simplesmente ficarão com inveja do fato de você estar viajando com pouca mala enquanto eles carregam malas pesadas e enfrentam filas para esperá-las.

* Para passagens aéreas dos Estados Unidos para o Brasil ou América Latina, pacotes de viagens personalizados, hotéis e estadias alternativas, bem como cruzeiros nos Estados Unidos, entre em contato com nossa agente de viagens e organizadora de excursões, Magali da Silva. Telefone/WhatsApp: 1 (323) 428-1963 – e-mail: magali_at_soulbrasil.com