O desperdício de água potável é um dos grandes problemas ambientais atuais que definirão o futuro das próximas gerações. Durante o verão, em especial, gastamos um volume ainda maior de água diariamente em atividades como: banhos a mais para refrescar, a piscina sempre cheia, cuidar do jardim e lavar o carro, por exemplo. Mas você já parou para pensar que essas pequenas ações do dia a dia podem causar um desnecessário e exagerado gasto dessa riqueza natural?
O uso inadequado, a poluição e contaminação desse importante recurso poderão causar, em breve, graves problemas de abastecimento. Para o bem de nosso planeta e de nossos filhos, netos e bisnetos, e também da economia em nossa casa, é importante adotar um estilo de vida sustentável, com uma nova postura de uso consciente da água de forma permanente – e não apenas em épocas de seca, quando o alerta é maior.
Muitas vezes o problema do desperdício de água inicia-se nas próprias empresas responsáveis pelo abastecimento. A falta de manutenção na rede de distribuição faz com que vazamentos demorem muito tempo para serem percebidos, desencadeando uma grande perda de água potável. Entretanto, o problema maior inicia-se quando a água entra em nossas casas. A falta de consciência da população sobre a importância de economizar água faz com que hábitos inadequados sejam mantidos a todo tempo.
Isso sem contar no grande gasto por partes de grandes empresas ao redor do mundo. Vários empreendimentos utilizam água em seu processo de produção e distribuição diário e, muitas vezes, os grandes empresários não estão atentos ao quesito sustentabilidade, tampouco têm intenção de educar funcionários quanto ao desperdício e bom uso da água.
Para um consumo consciente, em especial dentro de sua casa, e que beneficia todo o planeta, confira estas dicas que podem ser seguidas diariamente por você e sua família:
* Tome um banho de banheira ao invés de chuveiro. É mais relaxante e prazeroso. E você pode economizar de 15 a 20 galões de água por dia.
* Use sua lavadora de pratos somente quando estiver cheio de pratos. Evite estar usando com qualquer quantidade de pratos e talheres. Com isso você pode economizar até 200 galões por semana.
* Mantenha sempre garrafas de água mineral no refrigerador, e você poderá estar economizando de 150 a 300 galões de água por mês.
* Lave sempre verduras e vegetais com a pia cheia de água, ao invés de deixar a torneira aberta e a água corrente. Com isso você economiza de 15 a 250 galões por mês.
* Molhe a grama do jardim ou suas plantas sempre pelo começo da manhã ou final da tarde. Mas nunca durante o meio do dia. Isso faz você economizar até 300 galões por mês.
* Ao lavar a roupa, deve-se utilizar a capacidade máxima da máquina e aproveitar a água usada para lavar calçadas e áreas externas
* No banheiro, as descargas com válvulas na parede ou caixas acopladas devem estar sempre bem reguladas. As caixas acopladas são as melhores escolhas para reduzir o consumo
* Quem tem piscina de fibra ou de alvenaria em casa deve fazer manutenções periódicas para garantir a qualidade da água, a saúde de quem usa a piscina e ainda economizar água.
Faca a sua parte! O planeta agradece.