Você entrou no nicho ou segmento escolhido não somente para ter um negócio de sucesso, mas para tornar a vida de outras pessoas melhor, certo? Claro, todos nós almejamos ganhar dinheiro com a profissão ou empresa que escolhemos ou decidimos investir, mas não esqueça que seu foco principal deve ser o seu público.
Sim, de nada adianta só pensar no lucro e no sucesso se seu cliente, público, etc não estiver em primeiro lugar. Então, vamos descobrir como você pode atender às necessidades humanas básicas de seu público-alvo? Primeiro de tudo: você já ouviu falar que nós temos seis necessidades básicas?
Provavelmente ainda não, como a maioria das pessoas. Mas faz todo o sentido. Existem certas necessidades que temos como humanos que são difíceis de atender quando seu negócio é totalmente online e você não conhece seu público pessoalmente.
Quando você atende de verdade às necessidades de outras pessoas, recebe uma boa reação delas, passa a ser bem visto, apreciado e admirado – especialmente quando elas não estão esperando serem surpreendidas por uma empresa que saiba exatamente o que elas querem. E por que quase ninguém espera ter sua necessidade atendida?
Porque a maioria das pessoas está no modo WIIFM “(What’s in it for me?” como dizem os americanos, ou “O que eu ganho com isso?”). A maioria das pessoas são apenas compradores, sem muito envolvimento, e, na verdade, nos lembramos verdadeiramente daqueles que nos fornecem mais que uma compra/venda, mas que doam algum sentimento. Essa impressão fica em nós porque essas pessoas são raras.
Nunca sabemos o que outra pessoa está passando. Aquele é um dia bom ou ruim? Que tempestade ela está enfrentando? Como meu produto ou serviço pode transformar a vida dela? Às vezes passamos a imagem de pessoas indiferentes, rudes ou insensíveis, mas boa parte do tempo nem percebemos, pois estamos atravessando um momento de estresse ou passando por vários problemas.
Quando somos doadores e não apenas fornecedores de produtos ou serviços em nosso negócio, o famoso marketing boca a boca se espalha sem que você precise fazer nada além de ser gentil, prestativo, olhar profundamente seu cliente, e entender suas reais necessidades. A propósito, as 6 necessidades humanas básicas para repensar o marketing em seu negócio são: 1) Certeza, 2) Variedade, 3) Significado, 4) Conexão, 5) Crescimento, e 6) Contribuição.
Na arte de fazer bons negócios, nós, empreendedores, precisamos ser inteligentes o suficiente para usar o básico da psicologia no atendimento ao cliente e, o mais importante, aplicar e entender as necessidades humanas para repensar o marketing em nosso negócio.
* Em nosso outro website www.kisuccess.com com foco em marketing e bons negócios, facilitamos a vida do empreendedor ou dono de pequeno negócio oferecendo serviços de impressão e design gráfico, SEO, SEO Local, marketing de conteúdo e produção de vídeo.