Uma vez começada a sondagem de orçamentos familiares, gastando tempo e energia para pesquisar o assunto com profundidade, torna-se bastante claro que a maioria das famílias é apanhada em um ciclo vicioso e quase sem fim de “o que entrar deve sair”.
Quais os desafios das famílias com as finanças?
A maioria das famílias, tanto nos EUA quanto no Brasil, pode ter a sensação de que planejar um orçamento é um esforço inútil que sobrecarrega desnecessariamente pensamentos e maneiras, para ir à falência metódica e lenta, sem os confortos e indulgências da nossa sociedade humana moderna.
Muitos podem expressar que se sentem como se estivessem apenas jogando dinheiro fora, em uma espiral sem fim de gastar, gastar, gastar. No mundo moderno e em países ocidentais principalmente, as pessoas estão cada vez mais endividadas, não importa o quanto tentem se livrar disso. Algumas perguntas são então levantadas: Como podemos parar esses cursos de ação? Como podemos mudar o pensamento em torno da disciplina fiscal familiar?
Como se planejar para economizar no final do mês?
Inicialmente, a capacitação das famílias para estabelecer orçamentos melhores e mais realistas, pode se começar aprendendo com os fracassos. Eventualmente as famílias têm um superávit mensal, veem suas economias começarem a crescer, consolidam suas dívidas, reservam fundos e abonos pessoais, aumentam sua riqueza e se tornam mais conscientes de seu envolvimento pró-ativo e responsabilidade em relação a suas vidas e finanças.
O planejamento financeiro é visto como uma medida precisa de sucesso quando uma transformação comportamental significativa está ocorrendo no cenário do orçamento familiar, entre hábitos de consumo e padrões financeiros que observamos ao longo do tempo.
Você já sentiu que não tem caixa suficiente no final do mês para pagar as contas e comprar o necessário para viver? Aqui está uma constatação da realidade da maioria de nós: decidimos gastar o dinheiro e só depois começamos a pensar na falta do mesmo.
Estaria você, talvez, preocupado com um “pé-de-meia” para seus anos dourados ou com as economias para o início da aposentadoria? Outra constatação: a maioria das pessoas em seus 20’s e 30’s não pensam nisso enquanto uma boa porcentagem dos nos 40’s e 50’s também não.
O orçamento familiar e planejamento financeiro é um processo dinâmico, e muito mais do que um mero produto consequência de seu árduo trabalho. Ele torna-se um barômetro da situação fiscal e de vários recursos que podem estar disponíveis para você e sua família. Talvez não seja tanto refletir sobre o que você não pode ter, mas sobre como expandir, investir e gastar o dinheiro com mais sabedoria. Resumindo, é fazer seu dinheiro ir mais longe.
* Se você se interessa por gestão financeira e quer saber mais como lidar com suas economias, conheça também a Kisuccess Marketing, uma empresa de Marketing e Mídia que tem seu próprio website especializada em SEO, marketing e marketing. É ela que, desde 2002, publica a Soul Brasil. Vamos conversar? Estamos em Los Angeles, na Califórnia e adoraríamos receber sua ligação e sem compromisso no (424)206-0538.
Facebook Comments