O Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos (ECOCINE), chega à sua 32ª edição em 2024 com o tema “Sustentabilidade e Infância: Direito ao Século 22”. Com curadoria de 85 filmes de 37 países diferentes, inclusive algumas produções americanas, o festival é uma oportunidade para o público refletir sobre questões ambientais e sociais através da sétima arte.
A seleção oficial dos filmes será anunciada em uma cerimônia em 16 de outubro, no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo. Durante a noite, serão revelados os filmes da Mostra Oficial e os vencedores de cada categoria, incluindo curta, média e longa-metragem, além de animação e videoclipe. Os vencedores receberão o Troféu ECOCINE 2024.
A atriz Bianca Rinaldi será a mestre de cerimônias do evento, que também prestará uma homenagem à veterana Laura Cardoso, reconhecida por sua contribuição ao cinema e à televisão brasileira.
Os filmes ganhadores serão exibidos em sessões presenciais em diversas cidades de São Paulo. As exibições serão acompanhadas por palestras, rodas de conversa e oficinas, com o intuito de engajar o público nas questões ambientais e dos Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DESCA) da ONU.
Contudo, quem está fora do Brasil também poderá conferir os filmes selecionados, já que estarão disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming Tao Play. Para assistir, basta fazer o cadastro gratuito no site.
Dos mais de 80 filmes selecionados para participar do festival, 19 são produções americanas, entre elas “First Frames”, do diretor Ilie Mitaru; “The Forgotten: Sustainable Clean Energy for the Brazilian Amazon”, dos diretores Dave Wasinger e Judy Walgren; e “Freak Bikes”, de Ryan Mekenian.
- Mostras Especiais
Fundado por Ariane Porto e Marcelo Gomes, o ECOCINE conta com a produção de Gregory Pena. O evento mantém uma postura independente, livre de grandes patrocinadores, para preservar sua missão de promover a transformação social por meio da liberdade de expressão.
Em comemoração aos 35 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU, o ECOCINE 2024 dará voz às novas gerações com sessões especiais de filmes realizados por crianças e adolescentes. O objetivo é fomentar a reflexão sobre o papel das crianças na construção de um futuro mais sustentável e equitativo.
O festival também trará mostras especiais, como a do cineasta paulista Edu Felistoque, reconhecido por sua trajetória multifacetada no audiovisual e por suas contribuições ao cinema brasileiro. Outra mostra destacada será a de Ariane Porto, que celebra 40 anos de carreira. Alguns dos seus trabalhos mais premiados, como os longas “Topografia de um Desnudo” (2009) e “Mama Minha!” (2022), serão exibidos no evento.
Para saber mais informações sobre o Festival, acesse o site oficial do ECOCINE ou o Instagram do evento. Já para conhecer a lista completa de filmes, confira o catálogo do Festival Ecocine 2024