Por Wanessa Alves
Inspirado em temas marinhos, o artista plástico Hilton Alves realizou, em agosto de 2014, na galeria de arte da Secretaria da Cultura de Guarujá, uma exposição com parte de suas obras. Praias, fundos de mar, ondas, surf e tsunamis estão retratados em 40 telas e em pranchas pintadas pelo artista. A exposição ficou aberta à visitação até setembro.
Esta é a segunda vez que Hilton é convidado para expor na cidade. A estreia foi em 2003. “Convido os amantes das ondas, das belezas dos oceanos e da natureza para visitarem a mostra. Levarei além de telas já conhecidas, novas imagens e idéias para projetos”.
Dando espaço para novos artistas, ele convidou um ex-aluno para expor alguns trabalhos ao seu lado. Alexandre Porto, também de Guarujá, apresentará pinturas a óleo com o mesmo tema. “Quero incentivar os novos artistas, já que a arte no Brasil ainda não é muito explorada. Aos poucos vamos abrindo novas portas”, comenta.
Novos projetos – Recentemente, o artista de 29 anos lançou um novo projeto. No Surf Art Mural, as paredes são as telas para as pinturas de Hilton. Ele fala que se inspirou nos trabalhos de seu ídolo, o artista havaiano Wyland, que possui um projeto de fazer 100 murais gigantes ao redor do planeta.
Ele retrata imagens de várias espécies de baleias e outros cetáceos, conscientizando as pessoas na preservação destes animais. Hilton quer desenvolver a ideia aqui no Brasil. As técnicas usadas serão de aerografia e pincel. “Quero realizar este trabalho em vários lugares, levando a arte por todo o País”, planeja.
Paralelo a este trabalho, Hilton Alves ainda batalha por patrocínio para dar continuidade a um projeto que une arte, diversão e a beleza dos oceanos. O Surf Art Kids tem como objetivo ensinar técnicas de pinturas e desenhos para crianças carentes, além de descobrir novos talentos e colorir os ambientes.
O patrocínio é fundamental, pois essas aulas são gratuitas. Por enquanto, ele conta com o apoio somente da marca de surfwear HD. “É necessário de toda uma estrutura para atender os alunos. Se conseguisse outros patrocínios, várias crianças estariam se divertindo e aprendendo arte”, analisa.
*Hilton é autodidata e começou a pintar profissionalmente faz quatro anos e meio. Suas artes chamam a atenção, principalmente dos apaixonados do mar. Apesar da pouca idade e tempo de profissão, o artista plástico já tem o seu trabalho igualado a artista de renome. Ele já expôs o seu trabalho em várias edições da Surf Beach Show, feira que acontece todos os anos em São Paulo. Veja mais sobre o artista em seu perfil no Instagram.
Facebook Comments