Infelizmente, muitos profissionais mal-intencionados têm se aproveitado dos imigrantes indocumentados, enganando-os e causando danos financeiros. Momentos como os primeiros cem dias da administração Trump foram oportunidades para que essas práticas fraudulentas se intensificassem.
Esses profissionais, em sua maioria, não são advogados e frequentemente falham em esclarecer os riscos aos seus clientes, muitas vezes levando-os à deportação. Os imigrantes, por não compreenderem completamente o que está acontecendo, e devido à barreira linguística ou à influência de notícias falsas, acabam sendo vítimas desses golpes.
Para combater essa situação, o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) lançou, em 2012, um site acessível em diversos idiomas, incluindo o português, com informações essenciais sobre o processo de imigração e cidadania.
O “Centro de Recursos Multilingue” do USCIS foi criado com o objetivo de oferecer suporte a milhares de imigrantes e indivíduos que ainda não são cidadãos americanos, fornecendo acesso a informações importantes e permitindo o download e impressão de formulários necessários para os processos de legalização e cidadania.
