Os incêndios florestais que atingem o sul da Califórnia começaram a mostrar desaceleração nesta segunda-feira (14). Apesar disso, as chamas já forçaram cerca de 100 mil pessoas a evacuarem a área permanecem fora de controle. Um alerta de bandeira vermelha do perigo crítico de incêndio se espalhou durante o fim de semana, informou o Serviço Nacional de Meteorologia.
Na sexta-feira à noite, o incêndio em Saddleridge, o mais forte de todos no sul da Califórnia, consumiu 3.056 hectares em algumas áreas do vale, a cerca de 32 quilômetros ao norte do centro de Los Angeles, segundo os bombeiros.
Já no início da manhã de domingo, o incêndio estava contido em 41%, segundo as autoridades. Ainda assim destruiu 76 imóveis e matou uma mulher de 89 anos, que não conseguiu escapar das chamas. Um homem de 50 anos também morreu de ataque cardíaco enquanto lutava para salvar sua casa, de acordo com os bombeiros. Cerca de 1.000 bombeiros, apoiados por helicópteros que jogam água e aviões que liberam retardantes de fogo, combateram o incêndio que obrigou o fechamento de várias grandes rodovias.
As boas notícias são que os famosos “ventos de Santa Ana”, que tradicionalmente ocorrem entre os meses de outubro e novembro, deram uma trégua e diminuíram a ameaça na área do incêndio de Saddleridge (o maior entre os 6 focos no Sul do estado) nesta segunda-feira. Após 72 horas críticas (entre quinta e sábado) as condições climáticas permitem que pouco a pouco se restaure alguma normalidade nas comunidades mais afetadas pelo incêndio no vale ao norte da cidade de Los Angeles.
As autoridades do sul da Califórnia também retiraram as ordens de evacuação obrigatória para as comunidades mais afetadas pelo incêndio de Saddleridge, mas alertaram esses mesmos moradores a terem cautela, pois apesar de o incêndio estar quase sobre controle, não desapareceu o perigo por completo na área.
As chamas de Saddleridge começaram na quinta-feira (10). Em três dias, o incêndio se propagou por mais de 8 mil acres e 117 milhas quadradas. Desde então, aproximadamente 1.000 bombeiros trabalharam para conter o fogo por terra e por ar.
Lembrando também que governador de Califórnia, Gavin Newsom, ainda na sexta-feira (11) assinou a declaração de emergência para os condados de Los Angeles e Riverside devido a seis incêndios que se propagaram rapidamente em seis pontos do sul do estado da Califórnia.