2113Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em parceria com organizações públicas e privadas. O programa tem com alvo alunos brasileiros que são exemplos em suas comunidades em termos de liderança, atitude, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimentos da língua inglesa. O programa tem o objetivo de fortalecer o ensino público através desses alunos que podem servir de bons exemplos e se tornarem “modelos” para suas respectivas comunidades.

O programa é bastante concorrido e recebe candidaturas de todo o Brasil. Os selecionados viajam em Janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Na primeira semana esses exemplares alunos conhecem a capital Washington DC e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais, e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Após essa primeira semana, os jovens são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados americanos aonde são recebidos por famílias anfitriãs.  Nessa fase eles visitam escolas locais e interagem com estudantes americanos da mesma idade, onde, por sua vez, participam de atividades de responsabilidade cultural e social e fazem apresentações sobre o Brasil.

A experiência de ser um jovem embaixador oferece a esses exemplares estudantes brasileiros a oportunidade de expandir os seus horizontes ao mesmo tempo em que eles ajudam o Brasil no fortalecimento dos laços de amizade, respeito e colaboração com os Estados Unidos. A edição de 2017 foi lançada no dia 16 de Maio.  Cheque a página da embaixada americana para participação.

Para ler um artigo escrito por uma ex-jovem embaixadora e hoje escritora de livros para crianças Clique Aqui.